A educação de Altamira passa por um momento de transformação. Nos últimos quatro anos a Prefeitura promoveu uma completa repaginação na área mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Desde o pagamento do piso do magistério para os professores, reformas e ampliações em diversas escolas e a construção de diversas unidades de ensino.
E no dia 05 de julho de 2024, a Prefeitura realizou a entrega de mais uma unidade que irá revolucionar a educação local. Localizada em um ponto estratégico, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Agnaldo Rosas de Oliveira, vai atender 900 alunos do bairro Jatobá e região. Dessa forma, desafogando as escolas da região e proporcionando a ampliação das vagas na rede municipal de ensino.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, profissionais da educação e membros da comunidade, que celebraram uma nova unidade escolar que passará a atender os alunos na modalidade em tempo integral.
A Escola Agnaldo Rosas está preparada para receber centenas de alunos do ensino fundamental. A infraestrutura moderna inclui salas de aula climatizadas, biblioteca, banheiros, laboratório de informática, espaços de convivência, quadra poliesportiva e vestiários, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.
José Olivani Castelo, coordenador de gestão da Secretaria de Educação, destaca a importância de uma nova escola para a rede municipal de ensino. “Nós que somos da educação estamos com um sentimento ímpar. Uma vez que nós sabemos que quando a gente entrega uma escola para a sociedade, toda a comunidade se beneficia com isso. Então a gente fica super feliz, a gente se sente realizado como profissional de educação”, relata.
A unidade recebeu o nome de Agnaldo Rosas de Oliveira em homenagem ao advogado e vereador Agnaldo Rosas de Oliveira, nascido em Altamira (PA) em 30 de junho de 1968. Rosas faleceu em 1º de junho de 2020, aos 51 anos, deixando um legado de relevantes serviços prestados ao município. Sua trajetória de vida e dedicação à cidade foram destacadas durante a cerimônia de inauguração.
“O sentimento de ver essa escola com o nome dele é de muita emoção para nós familiares. Meu irmão sempre foi uma pessoa muito humana, porque ele sempre pensava no outro primeiro e depois em si, desde adolescente o meu irmão já trabalhava com as causas sociais. Ele foi advogado, foi vereador, mas sempre teve essa preocupação em ajudar o próximo”, conta emocionada Elienai Rosas, irmã de Agnaldo Rosas.
A escola inicia suas atividades no próximo ano, se tornando uma referência em educação integral na região. A unidade será a terceira em Altamira a ofertar a modalidade de ensino em tempo integral, todas construídas durante a gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, que revolucionou a educação no município.