Seminário marca o encerramento do Programa de Leitura e Escrita na educação infantil

“Um livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar.” Com essa afirmação de Rubem Alves, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu na sexta-feira (22), no auditório do núcleo, o Seminário Municipal do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI): Saberes e Experiências de Profissionais da Educação Infantil do Município de Altamira-PA.

O evento se consolidou como essencial para a celebração do compromisso coletivo com a educação infantil. O momento reuniu os professores da Educação Infantil, diretores e coordenadores das unidades que ministram essa modalidade de ensino, possibilitando a discussão, a reflexão e o compartilhamento de metodologias e estratégias que contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares.

“Os encontros nos fizeram ser mais práticos, pensadores dentro da literatura, o LEEI nos fez aperfeiçoar aquilo que já tínhamos intrínseco. Hoje, dentro da nossa sala de aula, o trabalho está mais fortalecido”, disse a professora cursista do Programa LEEI, Inês Vieira Teixeira, que atua com o Pré II, do CEI Conhecer.

Para Suzane Andrade Veloso, Coordenadora da Educação Infantil e Formadora Municipal do Programa LEEI, “falar de Educação Infantil e não pensar em sensibilidade é impossível. O LEEI veio também trazer elementos para ajudar na prática desses professores, com acesso à leitura e à escrita, respeitando as especificidades da Educação Infantil.”

De acordo com a Articuladora Municipal do LEEI, Mirlândia de França Martins Leitão, “o processo de aprendizado que acontece na educação infantil reflete a importância dos professores na vida dessas crianças que estão iniciando o caminho na escola, ao escolhermos a profissão devemos ter em mente o quanto somos agentes transformadores das vidas das nossas crianças. Os professores fazem a diferença.”

O seminário destacou a importância de ambientes letrados e interativos, onde as crianças possam explorar e expressar suas emoções, histórias e visões de mundo por meio da leitura e da escrita, enquanto função social, permitindo a consolidação dos esforços para a formação integral da criança, que não se resume ao domínio das habilidades cognitivas, mas também ao seu desenvolvimento emocional e social.

“Nós somos leitores, o aluno lê o professor, se inspira nele e o professor também faz a leitura do aluno. O LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, assim como o Alfabetiza Pará, surgiu como política de estado, pois identificou-se que o problema está na base e vocês estão na base da cadeia escolar, parabéns a vocês professores da educação infantil, pois com as formações foi possível verificar que vocês têm muito conhecimento, aprendemos muito com vocês. Continuem impactando positivamente as crianças,” afirmou Lusinete da Conceição Silva Rodrigues, Articuladora Regional da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

“Ao nascer, a criança é uma página em branco e, vocês, como rabiscadores de conhecimento, serão aquelas que iniciarão a pincelar a vida dessas crianças com conhecimento, pois intrinsecamente se faz presente o que vocês também aprenderam. Que vocês possam ensinar e formar as próximas gerações”, explanou José Olivani Castelo Bezerra, Coordenador de Planejamento e Gestão da Semed.

A ação também possibilitou o fomento à troca de experiências entre os participantes, permitindo que as práticas bem-sucedidas fossem compartilhadas e adaptadas a outras realidades. Essa troca de saberes enriquece ainda mais o debate e fortalece a rede de ensino como um todo. São momentos fundamentais para garantir que as crianças recebam uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, preparando-as para se tornarem cidadãs críticas e protagonistas de suas histórias.

“Qual é a criança, qual é a família, qual é a escola que não vai ficar feliz com essas apresentações? Nelas estão presentes o universo da fantasia, do encantamento, do lúdico, que traz alegria ao mundo infantil. O direito mais nobre é o de aprender, no entanto, o direito de se tornar gente também é formado na escola. Vocês são a extensão da cidadania do bem comum, do amor, da partilha, do bem social da família. O caminho mais nobre é o caminho da alfabetização, é no chão da escola que acontece a história, e vocês estão construindo essa história. Divulguem as coisas bonitas que vocês estão realizando, compartilhem com o mundo”, destacou Maria das Neves Morais de Azevedo, Secretária Municipal de Educação.

O Seminário, organizado pelas professoras formadoras que compõem a equipe do Programa no município: Anne Tamires Lopes Monteiro, Hortência Layane Sousa Costa, Rosa da Silva Torres, Suzane Andrade Veloso e Ozenilda Sales de Souza, evidenciou a importância da formação continuada para atender às singularidades das crianças e de suas realidades. Também explorou as experiências e os relatos dos professores, que são peças fundamentais na formação dos cidadãos altamirenses, profissionais que mostram como a dedicação, o cuidado e a sensibilidade são capazes de transformar a educação infantil em um espaço de acolhimento, aprendizagem e valorização da diversidade cultural e social de Altamira.

Por: Socorro Bragança Ascom/Semed

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