O projeto ‘Prefeitura nos bairros: a Gestão chegou’ segue com grande progresso na avenida Via Oeste, localizada no bairro Independente I, em Altamira. A execução dos serviços de recapeamento asfáltico já alcançou a metade do trajeto no sentido da via.

José Coelho, aposentado de 82 anos e morador da Avenida Via Oeste desde 1988, expressou sua satisfação com as melhorias. “O trabalho aqui está excelente, porque a via estava precisando mesmo. Tinha muitos buracos. Para mim, chegou no momento certo, agora vai ficar bom para andar por aí. Vai melhorar muito a mobilidade”, afirmou.

Além da Avenida Via Oeste, o recapeamento se estenderá a outras vias adjacentes, como a Avenida João Paulo, Avenida Tancredo Neves, Rua Acesso Dois, Rua José Umbelino de Oliveira, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Travessa Castanhal, Rua Tomé-Açu, Rua Francisco Pedrosa, Rua Alberto Garcia Soares, Rua Balduíno Ramos e Rua Luís Né da Silva.
Prefeitura nos bairros: a Gestão chegou
A operação envolve uma colaboração integrada entre diversas secretarias, coordenadorias e departamentos municipais. A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semovi) está responsável pela limpeza do sistema de drenagem, manutenção de meio-fio e calçadas, melhorias em acessibilidade com instalação de rampas e piso tátil, roçagem, terraplanagem e manutenção da iluminação pública.

A Coordenadoria de Saneamento (Cosalt) cuida da verificação e manutenção dos sistemas de água e esgoto. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) está realizando o plantio de mudas ao longo das vias, enquanto a Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente (Semma) realiza a poda de árvores, identificação vegetal e atividades de educação ambiental.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Cidadania (Segmuc) é responsável pela sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal. Já a empresa Norte Ambiental, encarregada da execução dos serviços de recapeamento asfáltico, também realiza a pintura de meio-fio, varrição, raspagem manual e recolhimento de galhos.
Todo o processo foi planejado e é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que também está fiscalizando os contratos, garantindo a implementação e o cumprimento do Código de Posturas e do Código de Obras.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Victor Moraes