Projeto Bênção transforma vidas de famílias de Altamira em uma iniciativa inédita da prefeitura

Na sexta-feira (15), a prefeitura de Altamira realizou o lançamento da 2ª etapa do Programa Bênção, uma iniciativa dedicada a auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. O evento que aconteceu na Escola Ideal, localizada no RUC Água Azul, recebeu moradores já cadastrados que residem além do Água Azul, no Loteamento Viena e Loteamento Bacana, proporcionando auxílio alimentar e assim, elevar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam.

Maria de Nazaré sentiu uma emoção muito grande ao saber que seria contemplada pelo benefício. “Eu fiquei muito feliz, opa! Almoço na minha mesa, a fruta na minha mesa, que beleza! O leite, o pão de manhã cedo, é uma bênção, tudo isso é Bênção”, exalta feliz pela iniciativa.

O Programa Bênção, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semaps), consiste na concessão de um benefício mensal de R$ 200,00 (duzentos reais) às famílias cadastradas. O pagamento é realizado de forma segura e ágil, via PIX, garantindo transparência e eficiência na distribuição dos recursos. Nesta segunda etapa, a Prefeitura de Altamira investirá mais de sete milhões de reais para atender as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social. Com isso, toda a cidade ganha a partir da economia girando; e todo o comércio, do grande ao pequeno, recebe o fomento de recursos aplicados por meio de um programa social do próprio município.

Rosalina Ferreira e Amanda Ferreira, avó e neta, se emocionaram durante apresentação no evento de lançamento da 2º edição do projeto Bênção.

“É uma bênção para muitas famílias, me ajuda muito, porque eu não posso comer coisas gordurosa, E, com o dinheiro você compra e come o melhor”, afirma a moradora do Água Azul.

Um anúncio significativo foi feito durante o lançamento da 2ª fase do projeto: a prefeitura de Altamira se comprometeu a aumentar o atendimento social, passando de 3 mil para 4 mil famílias beneficiadas.

“Quando lançamos a 1ª etapa no início do mês de julho, houve uma procura muito grande nos CRAS e na SEMAPS, fazendo com que o número de cadastros sociais ultrapassasse 4 mil famílias, e analisando friamente e atendendo essa necessidade da população, fizemos um ajuste e vamos atender um número maior de pessoas”, ressalta o gestor municipal Claudomiro Gomes.

As famílias que já estão sendo beneficiadas pelo programa ‘Bênção’ estão dentro de alguns critérios necessários, como estarem cadastradas no CAD Único e terem uma renda familiar mensal de até ¼ do salário mínimo vigente, o que equivale a R$ 325,50. No caso de famílias com filhos menores, é fundamental que eles estejam matriculados e frequentando regularmente a escola, demonstrando o compromisso com a educação dessas crianças.

Compartilhe: