Praia do Massanori: Inauguração do cartão-postal de Altamira recebe mais de 10 mil pessoas

Um novo local para aproveitar os finais de semana acompanhado de amigos e de familiares, ter contato com natureza e desfrutar as belezas naturais do rio do Xingu.

Parece um sonho, né? Mas essa é a nova realidade dos visitantes da Praia do Massanori. No domingo, 30 de junho, os visitantes se deslocaram desde as primeiras horas do dia para acompanhar de perto a entrega do novo cartão-postal de Altamira.

Totalmente reestruturado, o ponto turístico agora conta com iluminação, calçadão, piso tátil, quiosques amplos e com a valorização da cultura indígena local, área verde e arborização, chuveiros e um letreiro personalizado com o nome da praia.

Com um público superior a 10 mil pessoas, quase não se via areia na praia, devido à grande quantidade de pessoas que curtiam o belo dia de sol, regado a muita diversão e lazer. É o caso de Cleidciane Silva, que veio curtir a praia acompanhada da família. “Eu achei um lugar bem legal, ficou bastante legal pra gente vir aos finais de semana, curtir uma praia, a gente queria um lugar diferente, e aí com essa organização, eu gostei bastante. Com o letreiro ficou um lugar específico para a gente tirar foto, para a gente prestigiar o momento, e guardar lembranças da praia. Agora praticamente todo domingo vou estar aqui”, afirma.

Muito mais do que um espaço turístico, a Praia do Massanori agora se tornou um ponto de movimentação econômica para Altamira. Com a construção de 12 quiosques amplos, modernos e que valorizam a cultura indígena e os rios da região, os permissionários festejam o marco para seus empreendimentos. Vendedor na praia há 5 anos, Heldo Nascimento Feitosa, relembra a realidade passada e agradece o novo espaço. “Eu achei muito bom, vamos trabalhar agora bem organizados, estou muito agradecido. Antes eu trabalhava em uma barraquinha de madeira, agora estamos em um quiosque de alvenaria e em um espaço muito bonito”, celebra.

A perspectiva de gratidão também é compartilhada por dona Dinamar de Barros Viana, que comercializa na praia há 6 anos. “Hoje foi um dia maravilhoso, que nem hoje eu nunca tinha visto na minha vida. Então a Prefeitura tá de parabéns, foi uma coisa muito boa que fizeram por nós. Tá uma maravilha”, comemora.

A programação de inauguração começou com a apresentação de cantores que fizeram e fazem história no Brega Paraense. Ao som de Kim Marques e Edilson Moreno, o público foi ao delírio com apresentações empolgantes e carismáticas.

A música teve que dar uma pausa para a tão esperada solenidade de inauguração da praia. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, como a comitiva de membros do Ministério do Turismo, que cumprem agenda na região e aproveitaram para prestigiar a cerimônia. Representante da pasta, Flávia Chaves, elogia as iniciativas de turismo desenvolvidas na cidade. “Altamira tem um grande potencial turístico. Tivemos junto com a equipe técnica visitando principalmente a Rota do Chocolate, que é uma questão extremamente importante pro turismo internacional e nacional. Também falamos um pouco do turismo de natureza, que é uma questão que a gente precisa colocar isso lá pra fora, mostrar essa importância e tá sendo muito produtivo esse momento com os técnicos aqui, conhecendo melhor Altamira. Eu acho muito importante esse trabalho de revitalização das praias”, relata.

Logo após a solenidade, as atenções se voltaram para a aparelhagem Mega Príncipe Negro com os DJs Edilson e Edielson, que impulsionaram ainda mais a agitação do público com apresentações de clássicos de tecno-brega paraense e hits nacionais e internacionais.

A praia se tornou o novo cartão-postal para a população de Altamira, que há tempos ansiavam por um espaço de recreação tão completo e acessível. Equipada com quiosques de alimentação, áreas de descanso e posto de segurança, a nova atração promete se tornar um polo de turismo e lazer na região.

Esse município é o maior do Brasil, está na região que mais produz cacau do Brasil e que agora tem uma das praias mais bonitas do interior do Pará, então o nosso povo merece, a nossa população merece. E o turismo é essa indústria fantástica, essa indústria que não agride o meio ambiente, que é amiga do meio ambiente e que movimenta todos os segmentos da economia“, afirma o gestor municipal durante a cerimônia de abertura.

Atração do verão deste ano em Altamira, a Praia do Massanori é um exemplo de investimento em infraestrutura e turismo voltados para o bem-estar e lazer da população. A expectativa é que o novo espaço contribua significativamente para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de fortalecer o turismo local.

É um prazer enorme nós estarmos aqui hoje inaugurando, entregando à população e aos nossos visitantes esse novo cartão postal de Altamira. Essa entrega é importante demais, foi emocionante ver a família do homenageado com uma manifestação de carinho e de amizade. Então assim, o novo cartão postal é mais um ponto turístico para nós, para Altamira, para a nossa região, para que a gente possa com isso, nos nossos eventos, promover ainda mais o nosso município”, relata Eliana Couto, secretária de Turismo.

Ações de turismo

A inauguração da Praia do Massanori é a cereja do bolo das ações de turismo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), nos últimos anos, com o objetivo de tornar a cidade um polo turístico da região. Entre as ações se destacam o ‘Presente de Natal’, maior celebração natalina do interior do Pará, que leva toda a magia da data para a Orla da cidade.

O ‘Altamira em Páscoa’, maior festividade pascoal do Pará, que conta coma presença do maior coelho de Páscoa do Brasil e reúne diversos visitantes locais e turistas. A ‘Rota Turística do Cacau ao Chocolate’, atividade que proporciona aos participantes o conhecimento da cadeia de produção do chocolate desde o cacaueiro até a barra de chocolate. E o maior evento de chocolate da América Latina, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, Chocolat Xingu, que neste ano teve sua terceira edição, com a presença de um público superior a 120 mil pessoas.

Compartilhe: