Altamira passa por uma notável transformação, com as diversas frentes de serviços que impulsionam a renovação na infraestrutura tanto da área urbana quanto rural. Essa iniciativa não apenas visa aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também garantir segurança a motoristas e pedestres, reafirmando o compromisso da administração em tornar Altamira um local digno para todos.
Claudio Ramos, mora no bairro Bom Sossego, e vendo as máquinas, o sentimento é só um. “Estou muito feliz porque faz 8 anos que moro aqui e é a primeira vez que a máquina entra aqui. Muita felicidade, que agora a gente consegue ir e voltar pro nosso lar, toda vez arrumando carro, quebrando e atolando, e agora uma maravilha”, explica o morador.
As equipes da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (SEMOVI) estão dedicadas a uma intensa agenda de trabalho. Ruas, avenidas e calçadas na área urbana estão passando por construções e reabilitações minuciosas, acompanhadas por melhorias na sinalização viária para garantir fluidez e segurança no trânsito.
“Aqui era só barro e buraco, não tinha beleza de nada e agora tá lindo. É uma alegria muito grande pra nós, a gente nunca viu, e fica aí toda besta de ver isso. E, o bairro da Colina tá ficando de cara nova”, declara dona Maria Amélia, moradora do bairro Colinas há 40 anos.
No entanto, o comprometimento da gestão não se limita às fronteiras da cidade. Reconhecendo a importância da área rural para o crescimento sustentável de Altamira, recursos e esforços estão sendo investidos na melhoria das estradas, ramais e vicinais que conectam o centro urbano às regiões rurais. Fortalecendo não só a economia agrícola, mas também agilizando o transporte de mercadorias e insumos cruciais, encurtando as distâncias entre as comunidades rurais e a área urbana.
“A melhor coisa que fiz, foi vir pro Ramal São Francisco, vim e minha vida melhorou. Tô recomeçando meu trabalho, depois da compra do sítio, e eu moro há quase 40 anos nesse ramal, e antes era bem ruim, hoje tem ponte, aterro e temos uma boa assistência. O que o colono quer é estrada e, tendo estrada eu agradeço”, afirma o produtor rural Antônio Ferreira da Costa.
Trechos da gleba Assurini também estão recebendo as ações da SEMOVI, com tapa-buraco e sinalização.