Moradores do Independente I falam sobre a expectativa para a construção do parque da Lagoa

‘Área da Lagoa’, quando ouvimos falar sobre essa localidade de Altamira, imediatamente ligamos a esgoto a céu aberto e falta de infraestrutura. Pensar um local como esse totalmente revitalizado e como um ponto turístico para a cidade de Altamira é inspirador e gera esperança nas pessoas. E esse é o sentimento dos moradores daquela região, que aguardam com alegria a construção do Parque da Lagoa, anunciada pela Prefeitura no último dia 21.

Por falar em moradores, vamos saber como estão as expectativas e o sentimento deles com esse grande empreendimento?

O topógrafo Pedro Ferreira, morador da localidade há 17 anos, conta que o anúncio da obra é um sonho realizado. “É um sonho e eu posso considerar que é um sonho realizado, pois será concluído”, disse.

Pedro relembra os desafios de morar na comunidade nos últimos anos. “Eu passava com meus filhos aqui apavorado, com medo, isso aqui era boca de fumo, tudo que não prestava tinha nesse trecho aqui”, afirma.

O morador, que fez questão de estar presente na ordem de assinatura da obra, comenta que a construção do novo parque vai valorizar o bairro. “Hoje eu parei minhas atividades para ver com meus olhos, que a terra há de comer, e que a obra vai acontecer. Isso aqui valoriza, isso aqui é uma obra de valor, só não vê e não entende quem não tem visão de futuro. Agora o nosso bairro vai ficar com potencial de crescimento”, comemora.

Margarete Nogueira, moradora do bairro há 30 anos, acompanhou de perto todo o sofrimento e descaso dos moradores da área e conta a alegria que sente ao ver o projeto de revitalização da localidade. “Hoje é uma felicidade muito grande de ver o que está se tornando hoje essa lagoa, nesse projeto de revitalização, que vai trazer um benefício muito grande para nossa comunidade, para o nosso bairro e para os bairros aqui próximos da lagoa também, que vai trazer mais saúde para todos”, relata.

A moradora aponta que com a construção dos espaços de lazer, as famílias e as crianças serão muito beneficiadas e a área totalmente transformada. “Esse é um projeto bom que vai trazer espaço de lazer para a comunidade, para as crianças, para as famílias, então eu vejo assim que esse projeto hoje vai enriquecer o espaço do nosso bairro, vai contribuir mais ainda para embelezar também a nossa comunidade, porque era conhecida somente como a “lagoa”, “o povo da lagoa”, “o povo que vivia sofrendo da lagoa” e agora vai começar uma nova história aqui nesse espaço que eu tenho certeza que vai contribuir muito pra nós como comunidade”, celebra.

Margarete expressa ainda a difícil realidade enfrenta pelos moradores da área, assim como o preconceito com as pessoas da região. “Aqui era uma situação muito difícil, onde os moradores que viviam aqui, na época das enchentes, sofriam muito com a água que entrava nas suas casas, não tinham banheiros adequados, aqui também a gente sabe que tinha uma parte muito grande de moradores que eram pessoas boas e honestas, mas também aqui tinha uma criminalidade e com esse resgate social, a gente sabe que essas famílias também alcançaram uma dignidade melhor como moradia para eles”, relembra.

Para finalizar, a residente relata o seu sentimento de realização de um sonho. “A sensação hoje é de alegria, de mudança, de sonho realizado, e de ter a certeza que isso aqui vai ficar muito bonito. Isso aqui vai ficar muito bonito e vai ser muito usado com certeza pelos moradores, comenta.

Francisco das Chagas de Paula, presidente do bairro Independente I, aponta a importância da realização da obra. “Essa revitalização da Lagoa, essa grande obra que vai ser realizada, vai ser de grande valia, não só para o bairro, mas para a comunidade, porque uma obra desse tamanho, ela favorece, ela beneficia uma cidade inteira”, discorre.

O presidente também relembra os anos de sofrimento para que houvesse a transformação do bairro. “O nosso bairro, que é um bairro carente, vai sair de um esgoto a céu aberto para uma área de lazer, então é uma coisa muito importante para a nossa comunidade. Isso foi uma luta de muitos anos que a gente buscou. Isso é uma coisa que veio durante muitos anos de luta, de sacrifício, de caminhada, de sofrimento, então estamos aqui hoje com o sentimento de vitória, porque depois de uma grande luta, sempre vem uma grande vitória. Então hoje para mim é agradecer esse momento, que ele é único na vida não só minha como presidente do bairro, mas como morador também”, salienta.

Para a Prefeitura de Altamira, contribuir com esse sonho de tanta gente é parte do compromisso de cuidar das pessoas e de oferecer a elas, Mais Vida, Mais Dignidade, Mais Saúde e Mais Futuro.

Compartilhe: