“Altamira vive um tempo de transformação”. Há tempos ouvimos essa fala dos moradores da cidade, que aguardavam ansiosamente por esse período. Mas nos últimos quatro anos, essa esperança se tornou realidade graças as ações da gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, com obras importantes e que revolucionaram a cidade, tornando-a referência em todo o Estado.
Apesar dos desafios enfrentados, a começar pela pandemia da covid-19, desde 2021 Altamira voltou para o eixo da cidadania, da restruturação e do desenvolvimento social, com obras, programas e projetos que revolucionaram o município, tornando-o um espelho para a região Xingu. Relembre algumas dessas medidas:
Ilumina Altamira
Lançado pela Prefeitura de Altamira em fevereiro deste ano, o projeto ‘Ilumina Altamira’, instalou mais 10 mil pontos de LED que foram distribuídos por bairros da cidade.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP) e a Empresa CGM, que realiza a instalação dos LEDs. Os trabalhos se estendem pelos bairros de Altamira, trazendo melhorias significativas na segurança e na qualidade de vida dos moradores.
O projeto já percorreu os bairros Água Azul, Santa Ana, Liberdade, Paixão de Cristo, Ayrton Senna 1, Ayrton Senna 2, Mutirão, Brasília, Jardim Altamira, Sudam 1, Sudam 2, Bela Vista, Ibiza, Nova Altamira, Boa Esperança, Aparecida, Tavaquara, Bonanza, São Francisco, Jardim França, São Domingos, Santa, Benedita, Jardim Primavera, Centro, Uirapuru, Premem, Vista Alegre, Independente 1, Independente 2, Independente 3, Esplanada do Xingu, Bacana, Alberto Soares e Altaville.
A Divisão de Iluminação Pública identificou pontos mais carentes de iluminação na cidade, estabelecendo metas específicas de cronograma para garantir à comunidade a segurança necessária e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Escolas em Tempo Integral – ESTIMAS
Altamira se destacou e se tornou referência em educação para todo o Estado do Pará com a construção de duas escolas em tempo integral (Estimas), sendo a única cidade da região Xingu a contar com essa modalidade de ensino revolucionária.
As ESTIMAS, construídas com recursos próprios, foram a Dr. Octacílio Lina e a José Edson Burlamaqui de Miranda, que juntas atendem mais de 600 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.
A Estima José Edson Burlamaqui de Miranda tem 330 alunos matriculados e atende do 1º ao 5º ano. Além da grade curricular fixa, a Estima oferece educação financeira, musicalização, informática, educação física, atendimento educacional especializado, três refeições por dia, entre outras atividades. A estrutura conta com 10 salas de aula, ginásio esportivo com quadra coberta, vestiários, refeitório, laboratório de informática, sala multidisciplinar e sala de educação especial.
A área administrativa tem espaço amplo que trouxe mais desenvolvimento humano e segurança para as crianças de Altamira. Ao todo são 5 mil metros quadrados de estrutura, composta por dois grandes blocos pedagógicos com ambientação moderna e áreas verdes, além de acessibilidade.
A Estima Dr. Octacílio Lino conta com 350 alunos matriculados e atende do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Além das disciplinas obrigatórias, a Estima oferta disciplinas de libras, inglês, práticas físicas, musicalização, três refeições por dia, dentre outras atividades. A estrutura tem 3.300 metros quadrados divididos em dois pavimentos com 10 salas de aula, biblioteca, sala de educação especial, sala de descanso para as crianças, refeitório, cozinha, dispensa e quadra coberta.
Com as escolas, a Prefeitura garantiu um ensino de qualidade inovador e revolucionário aos alunos, integrando-os ao convívio social, além de garantir aos pais a oportunidade da garantia de empregos.
Massanori
A revitalização da Praia do Massanori irá transformar o local em um dos maiores pontos turísticos de Altamira e região e é executado com recursos próprios do município, como um presente para a população.
O projeto abrange uma série de melhorias que já estão tornando a Praia do Massanori um local completo e atrativo. Entre os destaques estão áreas de lazer e recreação para crianças, espaços para atividades aquáticas, quiosques e restaurantes, um palco para eventos culturais e artísticos, além de uma iluminação noturna que realçará a beleza natural da praia.
Com um investimento total de 3 milhões de reais, a Prefeitura está empenhada em valorizar cada centímetro da praia, proporcionando mais conforto, segurança e opções de lazer para banhistas e turistas. Os comerciantes locais ganharão novos bosques de vendas, que irão garantir um espaço de qualidade para a categoria. A medida também aquecerá a economia de Altamira com os novos vendedores e visitantes do local.
Para garantir o bem-estar de todos, o projeto contempla chuveiros públicos, água de poço e reservatório, estação de tratamento de esgoto para toda a área urbanizada, passarela pavimentada, calçadão, acessibilidade, segurança e conforto, estacionamento amplo e a manutenção da estrada de acesso.
A nova estrutura, que deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano, conta com arquitetura moderna, e promete não apenas um local de lazer, mas um verdadeiro cartão postal, com uma vista panorâmica do rio Xingu que promete tirar o fôlego de banhistas e turistas.
Centro de Eventos
O Centro de Eventos, maior espaço para a realização de eventos de Altamira, recebeu uma reforma reestruturante, com nova cobertura, novo forro e readaptações dos ambientes.
O prédio tem uma área de 3.238,71 metros quadrados, distribuídos em 2 salas de convenções, 6 salas para oficinas, cozinha, lavanderia, quartos, banheiros, almoxarifado, sala de direção, depósitos e jardim. Além de contar com uma praça de alimentação, com espaços para 3 lanchonetes.
O novo espaço tem capacidade para 1.800 pessoas e recebeu o nome de ‘Vilmar Soares’, um altamirense de coração, reconhecido por sua dedicação à cidade. A administração de Altamira decidiu presentear a família de Vilmar e a comunidade altamirense nomeando o Centro de Eventos em sua homenagem.
Parque da Lagoa
A conhecida área da Lagoa, localizada no bairro Independente I, que abrigou durante décadas centenas de famílias que vivendo em condições insalubres receberá uma obra imponente. A ocupação da Lagoa se intensificou com o inchaço populacional causado pela instalação da Usina Belo Monte. E somente agora, com a gestão ‘Mais Vida Mais Futuro’, sensível à causa dos moradores daquela região, o problema foi definitivamente resolvido e a área está pronta para proporcionar dignidade a todos com a construção do Parque da Lagoa.
A ordem de serviço para a grande obra foi assinada dia 21 de março em cerimônia festiva realizada pela Prefeitura de Altamira. A comunidade recebeu a notícia com alegria, pois trata-se de mais uma obra de grande reestruturação na história do município.
A Área da Lagoa será totalmente revitalizada e transformada em um dos maiores parques urbanos de Altamira. As famosas cenas de esgoto a céu aberto, mato e falta de infraestrutura, darão espaço a um dos melhores locais de lazer para os altamirenses.
O novo Parque da Lagoa, além de devolver qualidade de vida aos moradores do bairro e das redondezas, será transformado em um ponto turístico, contando com pista para caminhada, ciclovia, área para food-trucks, academias ao ar livre, além de uma quadra esportiva com grama sintética. A primeira etapa da construção do espaço, terá 450 metros quadrados, somando-se a uma área de intervenção de um total de 6.000 m².
Com pista para caminhada, academias ao ar livre e quadra de futebol, os residentes do bairro terão um novo espaço para a prática de lazer e bem-estar. Mas os benefícios não ficam só na parte das atividades físicas, com a instalação das áreas para food-trucks, os empreendedores locais contarão com um novo espaço que promete aquecer e fortalecer a economia de Altamira e acima de tudo, gerar emprego e renda para os moradores.
Restaurante Popular
Inclusão social e combate à fome é uma das principais bandeiras da administração de Altamira. Visando garantir a segurança alimentar dos altamirenses, a Prefeitura investiu na reforma e ampliação do Restaurante Popular que fica no centro da cidade e na construção do Restaurante Popular no bairro Mutirão.
A localização do mais novo restaurante, localizado na Avenida Bom Jesus, principal via de acesso ao bairro Mutirão, foi escolhida de forma estratégica, possibilitando que moradores dos bairros adjacentes ao Mutirão como Jatobá, Água Azul, Paixão de Cristo e outros daquela região, também possam usufruir do serviço ofertado. A construção do restaurante popular é uma demonstração do compromisso e da sensibilidade da administração municipal de Altamira em enfrentar os desafios sociais e buscar soluções concretas para melhorar a qualidade de vida da população.
A iniciativa do restaurante popular envolve uma abordagem integrada, contemplando ações que vão além da alimentação. No projeto do restaurante está previsto o desenvolvimento de programas de capacitação profissional para os beneficiários, visando a qualificação e a inserção deles no mercado de trabalho. Dessa forma, além de suprir a carência alimentar, o projeto visa proporcionar oportunidades para que as pessoas possam conquistar uma vida mais digna e autossustentável.
O restaurante proporciona uma refeição balanceada e a um preço acessível, diariamente. Os moradores beneficiários têm à disposição um espaço onde poderão se alimentar de forma digna, além de fortalecer vínculos comunitários e construir um futuro mais promissor.
O espaço beneficia milhares de pessoas, proporcionando a elas não apenas uma refeição nutritiva, mas também esperança, e a certeza de que a Prefeitura de Altamira está comprometida com a promoção do bem-estar social. Essa obra é uma reafirmação da gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ de tornar a cidade um lugar mais justo e acolhedor para todos.