Para encerrar as atividades do ‘Maio Amarelo’, mês de campanha de conscientização sobre os cuidados e precauções que devem ser tomadas no trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito de Altamira (Demutran), realizou dia 31 de maio, uma caminhada alusiva ao movimento.
A caminhada reuniu instituições públicas e privadas, entidades, associações, representantes de órgãos de trânsito do município, polícia militar, guarda municipal, escoteiros e motoristas. O grupo percorreu as principais vias do centro da cidade levando o sinal amarelo de alerta para a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. Por onde passou, a caminhada distribuiu panfletos informativos.
“Nós estivemos no mês de conscientização de acidentes de trânsito, o ‘Maio Amarelo’ e nós gostaríamos de agradecer a toda a sociedade altamirense por estar presente nesse momento importante. Esse momento é extremamente importante pra gente, para nós estarmos conscientizando as pessoas, a sociedade de uma forma em geral em relação aos acidentes”, disse Rebeca Mendes, secretária de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania.
Ao longo deste mês, o Demutran desenvolveu diversas ações na cidade com o intuito de alertar e conscientizar a população altamirense acerca dos cuidados no trânsito como blitz educativas, panfletagem, orientações, palestras em escolas, empresas e igrejas, além de simulação de sinistros e peças teatrais.
Sarah Oliveira Barbosa, é assistente social e presidente da Associação Desportiva para Pessoas Com Deficiência do Xingu (ADPIX). Ela veio reforçar o recado deste mês de conscientização. “É muito importante a gente participar, a gente estar junto, a gente fazer essa conscientização para os condutores para que possamos mudar essa realidade de mortes no trânsito. Inclusive eu sou uma estatística de pessoa que ficou com deficiência devido a acidente no trânsito. Então, uma reflexão bem grande, né?”, destacou Sarah.
O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e a referência da cor amarela é uma chamada de atenção para toda a sociedade, fazendo menção ao significado da cor na lei de trânsito. Criado em maio de 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Movimento comemora 13 anos em 2024 e continua promovendo a conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro.
“O Demutran está sempre no trabalho educativo, simulações de acidentes, trabalhando na fiscalização conjuntamente com os órgãos de segurança, e nós pedimos à população que obedeça a situação de trânsito, respeita o semáforo, não ultrapasse pela direita. Em geral, respeite o Código de Trânsito Brasileiro que com isso a gente consegue diminuir os riscos de acidentes”, destaca Itamar Santos, diretor do Demutran.
Márcio José, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Altamira (Copea), representou a classe evangélica e destacou a importância de todos serem parceiros na campanha. “A gente conhece uma cidade pelo trânsito, pela disciplina que o trânsito oferece e a Altamira está de parabéns e o Copea não poderia ficar de fora desse grande movimento em prol um trânsito melhor.”