Aconteceu entre os dias 07 e 10 de maio na aldeia Ita´aka, na terra indígena Koatinemo, o III Intercâmbio Cultural do Povo Assurini.
Com a temática ‘Celebrando a união, diversidade e a resistência dos Povos Indígenas’, o evento reuniu representantes das etnias Xikrin, Juruna, Parakanã, Araweté, Kaiapó e os próprios Assurini, anfitriões da programação.

Ao longo dos dias, o clima foi de integração e respeito, com atividades que reforçaram a identidade cultural de cada povo e promoveram o espírito esportivo entre os participantes.
As competições envolveram modalidades tradicionais e esportes populares, como futebol, corrida de 100 metros, cabo de guerra e arco e flecha. Cerca de 600 pessoas participaram do evento, que movimentou as comunidades indígenas e atraiu olhares para a necessidade da valorização da cultura indígena.
Os Juruna se destacaram na corrida masculina de 100 metros e no futebol masculino, enquanto os Assurini brilharam no futebol feminino e no cabo de guerra, tanto no masculino quanto no feminino. Já os Xikrin mostraram habilidade e precisão, conquistando o título na prova de arco e flecha.

Além das programações esportivas, o Intercambio contou ainda com apresentações culturais, exposição de artesanatos indígenas e concursos de pintura corporal.
O Intercambio contou com a presença da primeira-dama de Altamira, Paola Abucater, do secretário de Esporte e Lazer, Eliton Pedrosa, da secretária de Turismo, Priscilla Couto, do Secretário de Cultura, Lourencio Campos, do secretário de Saúde, Maurício Nascimento, além de representantes da Câmara Municipal, da Secretaria Estadual de Turismo e do Ministério do Turismo.

O intercâmbio foi promovido pela própria comunidade Assurini, com o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).



