Festival do Chocolat e Cacau teve embaixador aclamado na abertura do evento

O maior Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Xingu 2024, realizado pela Prefeitura de Altamira, em parceria com diversos parceiros, teve sua abertura histórica repleta de surpresas, entre elas, a aclamação de seu embaixador. A ideia de ter um embaixador foi dos próprios produtores de cacau da região de Altamira.

O título honroso, representado por uma Escultura de Cacau, foi entregue ao prefeito de Altamira e presidente da Associação do Consórcio dos Municípios do Xingu (ACBM), Claudomiro Gomes, que conduziu a solenidade de abertura do Festival. A entrega oficial foi feita pelo produtor de cacau Antonio Pantoja, que representou os produtores da região, que reconhecem as iniciativas da gestão de Altamira, responsável também pela Rota Turística do Cacau da Transamazônica, lançada no início deste ano.   

O título de embaixador é um reconhecimento significativo do empenho da gestão municipal em promover a cultura do cacau e o desenvolvimento sustentável na região, evidenciado pela realização do Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Altamira.

Com sua visão de transformar o município em um polo de produção de chocolate de alta qualidade, a gestão tem sido primordial na valorização dos produtores locais. Todos esses esforços tem a finalidade não só de impulsiona a economia e o turismo local, mas também de fortalecer a identidade cultural da região.

A nomeação do gestor público como embaixador do Chocolate e Cacau na região foi comemorada e dedicada aos agricultores. “Eu queria agradecer o carinho, a honraria e dizer que dedico isso aos agricultores, aos cacauicultores de Altamira, do Xingu e da Transamazônica, que são fundamentais para fortalecer cada vez mais essa cadeia produtiva”, destaca Claudomiro Gomes.

A iniciativa da gestão municipal reflete um compromisso com a sustentabilidade e a inovação, elementos essenciais para o futuro da região amazônica, para Altamira e suas comunidades produtoras.

Compartilhe: