A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou na segunda-feira, 23, a aplicação do Saeb nas escolas da rede pública municipal de ensino das áreas urbana, campo e distritos (Castelos de Sonhos, Cachoeira da Serra e Vila Canopus). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a estimativa é a de que mais de 8,4 milhões de alunos de todos os municípios brasileiros participem do Saeb 2023.
O SAEB é um sistema de avaliações que tem a finalidade de fornecer um diagnóstico da Educação Básica no país. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, oferece parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria de políticas educacionais. As provas envolvem os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
“A maioria dos alunos ficaram nervosos e se tremendo porque estavam ansiosos com a chegada dessa prova. Quando a gente terminou a prova e desceu, estávamos um pouco nervosos e felizes por termos acabado a prova e respondido todas as questões e não termos parado em nenhum bloco. Espero que todas as escolas que estejam fazendo essa avaliação tenham uma nota boa, obviamente, e que consigam realizar a prova com sucesso”, falou Lara Sofia dos Santos Silva, aluna da rede.
A avaliação é destinada aos alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio; será aplicada nas escolas da rede municipal até o próximo dia 07 de novembro, seguindo o cronograma estabelecido no município. As primeiras aplicações contaram com 100% de participação dos estudantes.
“Foi uma prova complexa, mas a gente estudou muito pra essa prova, estávamos muito preparados. Esse dia estava sendo muito esperado por nós estudantes, pela professora, diretora e coordenadora. Nós estávamos muito nervosos porque é uma prova muito importante, mas a nossa professora Gilciane Oliveira nos preparou com muita atenção para que a gente não errasse na hora da prova”, disse Ícaro de Jesus Rosa, aluno da rede.
Segundo a gestora da Escola Carlos Leocárpio Soares, Emanoela Lima dos Santos, a preparação dos alunos para o Saeb 2023 vem acontecendo há muito tempo.“Dia 24 de outubro tivemos a nossa avaliação do Saeb, foi um sucesso! Conseguimos 100% das turmas num total de 60 alunos presentes fazendo essa avaliação. Houve toda uma mobilização tanto da escola quanto da parceria da professora regente desde o início do ano trabalhando os descritores voltados para a avaliação e para o melhor desenvolvimento dos nossos alunos”.
“Também tivemos a parceria da família, incentivando eles, explicando para eles o que era o Saeb e a importância dos alunos estarem presentes nesse momento. Foram feitas algumas ações desde o reforço escolar, inicialmente no contraturno, esse momento com os pais, tivemos a parceria dos espaços pedagógicos (sala de leitura e sala de informática) e a professora regente trabalhando incansavelmente com eles em sala de aula com muitos simulados, parceira da coordenação, de toda a equipe da escola e da SEMED para conseguirmos elevar tanto o IDEB da nossa escola quanto também do nosso município. Com os alunos tivemos momentos de autoestima, de elevar eles pra cima, mostrar que eles são capazes de fazer essa avaliação, que eles estavam preparados, alguns estavam nervosos, mas logo depois se acalmaram”, acrescentando que toda a rede está comprometida e empenhada com a aprendizagem dos estudantes.
Com o objetivo de estimular a aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, junto às unidades escolares, realizou o Projeto Pedagógico “Se Liga no Saeb”, que tem como foco principal a aprendizagem do aluno, visando o planejamento para as avaliações externas.
O projeto proporciona ações didáticas pedagógicas compatíveis com os níveis de aprendizagem em que os alunos se encontram, a fim de monitorar os indicadores e as abordagens utilizadas na recomposição das aprendizagens. Além disso, foram realizados aulões preparatórios e aplicação de dois simulados..
“O engajamento da escola, da família e dos estudantes reforça ainda mais o desejo da Secretaria Municipal de Educação em mostrar o melhor das escolas e dos estudantes de Altamira”, ressaltou o Prof. Rafael Alves Fernandes, Chefe da Divisão de Formação Continuada e de Avaliação Externa da SEMED.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por: Socorro Bragança – Ascom/Semed