Comprometida em oferecer atendimento de qualidade à população, a Prefeitura de Altamira, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (SEMAPS), divulga os dados trimestrais do Cadastro Único. Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2023, foram realizados 10.396 atendimentos, incluindo:
778 cadastros novos
337 transferências para o município
81 transferências para famílias já cadastradas
4.144 atualizações cadastrais gerais
Além disso, 4.778 desses atendimentos foram realizados tanto nas áreas urbanas (3.921) quanto nas rurais (857), abrangendo diferentes grupos populacionais, como 156 famílias indígenas, 19 ribeirinhas, 390 agricultores, 270 afetadas por empreendimentos de infraestrutura, 15 pescadores, 8 assentadas de reforma agrária e 4 famílias de catadores de materiais recicláveis.
Ao todo, foram realizadas nesse último quadrimestre 5.056 pesquisas no SIBEC (Sistema de Benefícios do Cidadão) e no Cadastro Único, sendo 1.121 em julho, 1.490 em agosto, 1.283 em setembro e 1.162 em outubro de 2023, reforçando o compromisso da gestão em garantir suporte e acesso a programas sociais.
Os atendimentos também são realizados nos Distritos de Castelo de Sonhos (491) e Cachoeira da Serra (57).
A Prefeitura de Altamira segue empenhada em promover o acesso aos programas sociais e fornecer suporte às famílias cadastradas, visando sempre à melhoria da qualidade de vida em nossa região. O Cadastro Único de Altamira está localizado na Avenida João Rodrigues, nº 1183, bairro Jardim Uirapuru, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Cadastro Único
O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta essencial coordenada pelo Ministério da Cidadania, do governo federal, visando identificar e caracterizar famílias de baixa renda. Ele é pré-requisito para a participação em diversos programas e serviços disponíveis, além de contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras.