Em Altamira, campanha ‘Rio Limpo, Povo Sadio’ retira toneladas de lixo do rio Xingu

Mais de 100 voluntários e entidades sociais se reuniram para mais um mutirão de limpeza com a campanha ‘Rio Limpo, Povo Sadio’, que desde 2008 retira lixo das margens do Rio Xingu, em Altamira. A ação idealizada pela Diocese do Xingu, reuniu dezenas de voluntários em uma manhã inteira de muito trabalho ao longo da realizada no último sábado, 12, percorreu a orla, praia do Massanori e porto da gleba Assurini.

 “Nós fazemos duas vezes por ano, e a cada campanha tiramos mais lixo, então a população não está nos ajudando e isso nos preocupa. Hoje contamos com diversos parceiros, incluindo os escoteiros, e tem que ter amor e paixão pra estar aqui”, pontuou Pompeu Caldas, coordenador da campanha.

Com a parceria da prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Meio Ambiente (Semma) e sua equipe da divisão de educação ambiental, foram mais de 5 horas de trabalho envolvendo adultos, jovens e adolescentes, contando com apoio de caiaques e voadeiras para irem em locais de mais difícil acesso.

“Nós percorremos os igarapés e nos deparamos com uma situação muito triste, um espaço público, um espaço coletivo, e bastante degradado, todo tipo de lixo e tivemos a oportunidade de fazer a remoção”, declara a voluntária Aline de Pinho.

Plásticos, pneus, ferro, lata, entre outros materiais estavam entre os resíduos recolhidos do rio. Além de fazer a limpeza das margens do Xingu, a campanha quer promover conscientização ambiental para toda a comunidade.

“Agora com o período do verão amazônico, as pessoas costumam acessar não só as praias do município, mas também outras ilhas que utilizam para acampar. E fazendo o acompanhamento dessas áreas nós já identificamos uma grande quantidade de resíduos que ficam nesses locais. Pedimos à população que leve seu saco de lixo, guarde seus resíduos e quando retornar traga esse material para ser depositado em local adequado, já que a gente utiliza esses locais para diversão, então de certa forma nós devemos cuidar, manter o ambiente limpo e saudável para todos”, concluiu Silnara Bento.

Compartilhe: