Professor. Uma palavra pequena, nove letras. No dicionário, resumida em “aquele que ensina, ministra aulas”. Quatro palavras para tentar definir uma profissão de uma dimensão imensurável. Uma profissão incapaz de ser definida de tamanha importância para o nosso desenvolvimento intelectual e pessoal.
15 de outubro, a data para celebrar esses profissionais. Data para celebrar a profissão daqueles que formam todas as outras, para celebrar aqueles que ajudam a construir uma cidade melhor e aqueles que são fundamentais para garantir o nosso futuro.
Muito mais do que uma simples profissão, o professor é uma figura essencial na nossa formação e na construção de uma sociedade melhor. Muito além de transmitir conhecimento, o professor é responsável por transformar vidas, atuando também como um guia que nos educa, orienta e nos inspira.
O professor nos faz enxergar além dos livros, nos ensina valores, desperta nossa curiosidade e nosso potencial, e está presente nos momentos em que mais precisamos de apoio, seja nas dúvidas escolares ou nas dificuldades pessoais. O papel do professor vai além da sala de aula, pois ele planta as sementes para que cada aluno se torne um cidadão consciente, crítico e preparado para os desafios da vida.
Altamira referência em educação especial e inclusiva
Professor, uma profissão também de cuidado, sobretudo para aqueles que necessitam de um atendimento especializado. E a Educação Especial e Inclusiva, ao longo desses quase quatro anos da gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, foi tratada com a prioridade que merece. Com 421 profissionais dedicados ao atendimento de 1.263 alunos nas escolas municipais de Altamira.
O suporte especializado é ofertado por professores auxiliares e orientadores educacionais, nas salas de ensino regular e por professores especializados nas salas de recursos multifuncionais (AEE), lotados em 32 dessas salas, Sendo 23 na zona urbana, 4 na APAE e 5 no campo.
O Ricardo é aluno da Estima José Edson Burlamaqui, diagnosticado com TEA grau dois e TDAH. Desde quando ingressou na instituição de ensino, o aluno vem se desenvolvendo a cada dia, com a equipe que o auxilia nas atividades escolares. “A educação inclusiva é essencial. Se todos pensassem dessa forma, nós teríamos um país maravilhoso. Hoje eu vejo a evolução dele, principalmente por conta da Estima e é muito gratificante”, diz Denise da Silva, mãe do aluno.
Valorização dos professores da educação especial e inclusiva
Um trabalho valoroso e que deve ser muito gratificado. É com esse intuito que a Prefeitura de Altamira oferta formações anuais para todos os profissionais da educação especial e inclusiva, com a participação em média de 500 professores. Além da realização bimestral de formações nas unidades escolares, com toda equipe escolar que atuam com o objetivo de criar projetos formativos na perspectiva inclusiva.
Nessa gestão, a educação inclusiva foi fortalecida e levada aos quatro cantos de Altamira, chegando aos locais distantes há mais de mil quilômetros, como o distrito de Castelo de Sonhos. “Hoje, aqui em Castelo, temos suporte de professores de AEE, professores auxiliares e orientadores educacionais, dando suporte para as crianças e também ofertamos formações que acontecem periodicamente”, relata João Cândido Correa, subprefeito do distrito.
“As formações ofertadas pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Educação, têm por objetivo fomentar a importância de práticas inclusivas nas escolas, com ênfase na participação da família nesse processo educacional e, principalmente, para que tenhamos profissionais qualificados e atualizados em relação ao melhor manejo de alunos com necessidades educacionais especiais”, comenta Márcia Saraiva, coordenadora da Educação Especial e Inclusiva de Altamira.
Por: Antonio Luiz Ferreira – Ascom/PMA