O dia 7 de dezembro foi marcado por muita animação em Altamira, com a inauguração do novo pórtico de entrada da cidade, situado na Rodovia Transamazônica, próximo ao bairro Bonanza. A cerimônia reuniu moradores, ciclistas locais e de municípios vizinhos, que prestigiaram o descerramento da placa do monumento.
“Esse monumento deixou a cidade mais bonita, as pessoas se sentem acolhidas, elas chegam a Altamira e se deparam com esse monumento e ficou muito bonito. Obrigada prefeitura, por essa iniciativa”, declarou a ciclista Thaisa Bender.

O pórtico, além de embelezar a entrada da cidade, simboliza as boas-vindas aos visitantes e reforça a identidade do município. Este é o segundo portal entregue pela prefeitura em menos de uma semana. O primeiro, localizado na BR-230, na altura do bairro Buriti, também foi inaugurado recentemente, consolidando o investimento em obras do governo Mais Vida, Mais Futuro, que destacam a entrada da cidade.
“É uma alegria muito grande poder estar inaugurando esse pórtico da Transamazônica na saída para Marabá, exatamente porque esse pórtico representa a grandeza do nosso município, não só no tamanho geográfico, mas na grandeza da produção, na pujança, no acolhimento de Altamira. Isso representa também esse abraço que a Altamira sempre esteve pronta para dar a todos aqueles que vieram para cá, para trabalhar, ajudar, desenvolver. É uma alegria muito grande, eu tenho certeza que cada visitante que chegar à nossa cidade irá sair feliz e alegre dizendo que esteve no maior município do Brasil”, destacou Claudomiro Gomes, gestor do município.
Após a cerimônia, o prefeito deu início à “Corrida do Pórtico”, uma competição ciclística que reuniu 150 participantes para um percurso de 25 quilômetros, passando pela Rodovia Transamazônica, Ramal dos Cocos e bairro Bonanza. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e contou com 11 categorias, abrangendo desde ciclistas iniciantes até profissionais.

“Quando a gente consegue envolver infraestrutura, um ponto turístico e o esporte fica ainda mais maravilhoso. Os nossos atletas agradecem todo o empenho, a dedicação que o governo teve com os atletas altamirenses. Hoje é um momento único em que 150 atletas estarão percorrendo um percurso de quase 25 km. A gente ficou muito feliz em poder fazer parte da história do crescimento do ciclismo em Altamira”, enfatizou Victor Conde, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.
Emanuelle participou pela primeira vez de uma competição e gostou do desafio. “E tô esperando acontecer o momento do início pra gente poder ver o que vai dar. O percurso eu ainda não conheço, apesar que eu já pedalei pelo Ramal dos Cocos”, disse a competidora.
Samires França, uma das vencedoras na categoria iniciante, comemorou sua conquista e elogiou a organização da prova. “Nossa, foi incrível, assim, porque eu vim pra participar, não imaginava que ia estar no pódio. Eu contei com o apoio de uma colega no caminho, porque eu ia desistir. E graças a Deus, ela disse, não, vamos, vamos, vamos. Quando ele chamou meu nome no pódio foi muito bom. E é bacana esse incentivo da prefeitura em relação a estar estimulando a prática esportiva, porque aí todo mundo cresce, melhora a saúde, melhora a atividade. A gente inaugurou o pórtico lá, super bonito, foi muito legal.”

A competição teve duração aproximada de três horas e encerrou na frente da Escola Municipal Cívico-Militar Raimunda Mota, onde os primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas e premiação em dinheiro. Rivelino foi um dos destaques no pódio na categoria máster C e celebrou sua conquista. “Há dois anos eu voltei a treinar novamente. Então assim, desde aí eu venho participando. Hoje eu levo o primeiro lugar da minha categoria. Foi muito gratificante.”
A inauguração do pórtico e o sucesso do evento esportivo reforçam o compromisso do governo municipal em promover momentos de integração, valorização cultural e incentivo ao esporte.
Por: Christianne Oliveira – ASCOM PMA.