Uma conferência de todos e para todos, com debates e propostas que servirão como um norte para as futuras decisões climáticas em Altamira. Com recorde de público e com a presença de diversos setores da sociedade, a 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente de Altamira está possibilitando um momento inédito na história do município, a plantação de uma semente na cabeça de cada participante sobre a necessidade da conscientização ambiental.
“Esta Conferência de Meio Ambiente da Prefeitura de Altamira, ela é uma oportunidade de colher da sociedade sugestões, compromissos para a ampliação da governança ambiental que Altamira tem se consolidado. Foi o município que criou o Concerto Ambiental e tem realizado nos últimos anos diversas ações de uma promoção de uma agricultura sustentável e isso precisa ser referência para o Brasil, para o Estado do Pará, como um município que consegue aliar conservação e produção. Isto tudo é fundamental para que nós tenhamos uma conferência nacional de meio ambiente com os bons exemplos do município de Altamira”, destaca Anderson Serra, diretor na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF).
As propostas citadas por Serra irão a plenário e serão votadas nesta sexta-feira, 22 de novembro, ao todo, serão definidas 10 propostas. Além da votação das propostas, o último dia da Conferência Municipal vai contar com a votação para a escolha dos seis delegados de Altamira, que terão a missão de apresentar as propostas municipais na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
O processo de escolha das pessoas delegadas para a Conferência Estadual deve ter a seguinte composição: 50% de representantes da sociedade civil, assegurando que destes, no mínimo 1/5 sejam de povos/comunidades tradicionais e povos indígenas; 30% de representantes do setor privado e 20% de representantes do poder público.
“O objetivo dessa eleição de delegados é levar pessoas de Altamira para que elas possam apresentar o que acontece na dinâmica ambiental do município. É muito importante por Altamira ser um grande município, contar com uma boa representatividade na Conferência Estadual, porque temos muitas questões ambientais pra serem vistas, revistas e sugeridas”, afirma Ubirajara Junior, secretário da Gestão do Meio Ambiente de Altamira.
Festa dos bois bumbás
Desembarcando em Altamira pela primeira vez na história, a maior festa de festival folclórico do mundo vai ser a atração cultural do encerramento da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Altamira.
Realizado desde 1965, o Festival Folclórico de Parintins é uma das maiores festas populares do Brasil. Reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o festival tem como destaque a competição dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que representam duas agremiações culturais e folclóricas rivais.
As músicas, danças e apresentações das agremiações retratam a cultura da região amazônica brasileira, com destaque para a defesa do meio ambiente e da floresta viva e em pé.
Em Altamira, a apresentação vai contar com a presença dos bois oficiais, cantores, pajés, porta-estandarte, banda e dançarinos. “Trazer para o cenário do debate ambiental os bois da Amazônia, os bois da nossa cultura que defendem o meio ambiente, os bois que defendem a floresta em pé, que através da cultura dinâmica da geração de emprego, renda e oportunidade que a cultura promove também ajudam o meio ambiente na defesa dos nossos saberes, na defesa dos nossos fazeres, é uma oportunidade que nós temos de nos encontrar com dois itens que dialogam muito bem com a identidade cultural amazônica que são os bois de Parintins”, destaca Marcelo Altamirense, secretário de Cultura.
Confira a programação:
22 de novembro
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
8h
Abertura da sessão / Coffee break
8h30-09h
Encerramento das inscrições para a votação dos delegados / Apresentação dos candidatos
9h
Plenária para leitura, defesa e votação das propostas
10h30
Votação para a escolha de pessoas delegadas
12h
Festa de encerramento
A Conferência está sendo realizada de forma presencial no Centro de Eventos Vilmar Soares, localizado no bairro Sudam I, na avenida Jader Barbalho, s/n°. E de forma virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no Youtube: youtube.com.br/altamiraprefeitura. O evento é gratuito, aberto ao público.
A Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Altamira (Comam), a Universidade de Brasília (UnB) e o Governo Federal. E conta com o apoio de instituições e organizações da sociedade civil, além de emissoras de rádio e TV de Altamira.