90 castrações de pets, entre cães e gatos. Esse foi o resultado de mais uma ação do Castramóvel de Altamira somente nos bairros Jatobá e Água Azul. Lançado em abril deste ano, a iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Sesma), da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), visa controlar a população de animais em situação de rua na cidade.
Tutora da Melvan há dois anos e meio, a dona de casa Idália Lira Lima, aprovou os serviços do castramóvel. “É muito bom porque tem muita gente que não tem condição de levar pra castrar. Como ela é uma gata fêmea e entra no cio, quando ela reproduz, é uma dificuldade pra gente poder estar dando para as pessoas e muita gente não quer e fica muito difícil, por isso que é muito bom essa questão desse castramento aqui na cidade”, conta.
Com a castração, a Prefeitura também garante a segurança dos animais. É o que destaca Ana Furtado, tutora da bichana ‘Pata mansa’. “Eu acho bastante necessário, porque é algo bom para todos os gatinhos, isso previne muitas coisas, como ter muitas crias, previne também de encontrar algum tipo de doença que pode acabar ocorrendo, além de outras coisas”, relata.
Desde o lançamento, o Castramóvel já atendeu 206 pets nos bairros Lama Negra, Buriti e agora no Jatobá e Água Azul.
Estrutura
O Castramóvel é equipado com instrumentos e materiais necessários para as castrações, tendo três compartimentos, com dois centros cirúrgicos e um para pré-operatório.
“Ele é completo, é semelhante ao que há numa clínica veterinária de alto padrão, ou seja, ele é preparado para operar animais e com toda segurança e o proprietário não precisa se preocupar, porque ele tem aparelhos para anestesia inalatória, ele é dotado de equipamentos para realmente garantir que o seu animal vai ser castrado com total segurança”, afirma José Júnior, médico veterinário.
Próxima ação
E as ações do Castramóvel estão a todo a vapor, desta vez, os contemplados serão os moradores do bairro Liberdade. A ação será realizada na quadra da escola Nossa Senhora Aparecida e terá os cadastros nos dias 18 e 19 de junho e as castrações nos dias 25, 26 e 27. O Castramóvel atende animais sem raça definida (SRD) e com idade a partir de 6 meses até 5 anos.
Ao todo, serão ofertadas 50 fichas para cães e 50 para gatos. Para realizar o cadastramento, o tutor precisa levar RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de inscrição no Cadúnico do Governo Federal ou em algum programa social da Prefeitura.