Capacitação do TCE-PA fortalece profissionais de Altamira e Região do Xingu na valorização do papel do Controle Interno

Foto: Junior Soares

O auditório principal do Centro de Eventos Vilmar Soares foi preenchido pelo público nesta quinta-feira (17), quando aconteceu o evento inaugural do projeto ‘Conversando com o Controle Interno’, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) em Altamira. Pela primeira vez na região do Xingu, essa ação educacional acontece nos dias 17 e 18 de agosto, proporcionando aos participantes uma oportunidade única.

Rosa Crispino, a presidente do TCE, enfatizou durante seu discurso que esse projeto visa a aproximação dos controles externo e interno, desempenhando um papel não apenas de fiscalização, mas também de orientação.

“Pela primeira vez estamos aqui em Altamira, na região do Xingu, para promover um diálogo amplo e aberto. Nosso compromisso é cultivar uma cultura de valores humanitários, visando prevenir irregularidades nas contas públicas dos municípios antes mesmo de surgirem”, declarou a presidente do TCE.

Além de abordar as mudanças na lei de licitação, o evento representa um marco no processo administrativo, pois destaca o papel crucial do controle interno em orientar e chamar a atenção para as práticas permitidas e não permitidas.

“Como um dos palestrantes colocou, o controle interno agora é o para-choque da gestão. Nós somos um escudo, aqui para orientar o gestor a tomar as melhores decisões, visando maior eficiência econômica para o município e segurança jurídica. Isso permite que o gestor tome decisões que promovam melhorias e transparência com confiança. Estamos extremamente gratos por receber todas essas orientações e insights”, enfatiza Nerilice Rodrigues, controladora interna do município de Altamira.

O projeto, iniciado em 2010 pelo então presidente Cipriano Sabino, tem como principal objetivo evitar retrabalho, assegurando que o processo de controle interno nos municípios seja conduzido de maneira correta.

“Nosso tribunal possui 75 anos de história e viemos aqui com uma mensagem de esperança para auxiliar os gestores e educar os cidadãos. Com a colaboração do TCU, TCE e TCM, o controle interno é o guardião interno, evitando equívocos por parte dos gestores. Subestimar o controle interno é um erro, pois a reprovação das contas é o que mais torna um gestor inelegível. Esperamos que aproveitem ao máximo, pois estamos incentivando o controle social, e para isso, a população precisa saber como participar, acompanhar e exigir responsabilidade da gestão”, enfatiza Luiz da Cunha Teixeira, corregedor e coordenador do evento de Interiorização do TCE.

Cerca de 400 pessoas participaram atentamente da abertura das palestras e orientações realizadas durante a manhã. Nomes de destaque, como Arildo da Silva Oliveira, secretário de controle externo do TCU no Pará, Felipe Rosa Cruz, procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Antônio Carlos Sales Ferreira Junior, secretário de Representação em Santarém do TCE-PA, Andréa Martins Cavalcante, auditora de controle externo do TCE, Andrea Xerfan, secretária de controle interno do TCE-PA, e o Conselheiro Substituto Julival Rocha, contribuíram para o sucesso da ação.

Compartilhe: