Alunos de Altamira são destaque em premiação do Ministério Público do Trabalho

Ao longo de cerca de quatro anos a gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, investiu pesado na educação. Desde reformas em mais de 30 escolas, tanto na zona urbana e rural, na construção de escolas em tempo integral, até o pagamento do piso nacional do magistério que beneficia mais de mil profissionais da educação municipal.

Investimentos que estão gerando frutos, fazendo com que Altamira seja referência em educação para todo o Estado do Pará. E mais uma vez, confirmando seu protagonismo, Altamira brilhou com dois trabalhos sendo vencedores na fase estadual do prêmio ‘MPT na Escola’, um projeto do Ministério Público do Trabalho que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil, utilizando o ambiente escolar como canal para difundir essa mensagem. Através de um concurso nacional entre escolas participantes, o projeto premia produções artísticas e literárias de alunos do ensino fundamental da rede pública.

Na categoria ‘Música’, os premiados foram os alunos Ana Rayka dos Santos de Souza, Ana Victoria da Silva Arrelias, Aylla Cristinne Sousa Oliveira, Gabriel Pereira Verônica e Maria Fernanda Barros do Rosário, do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Leocárpio Soares, com a canção “Pro Menor Aprendiz Ensino é Qualificação”.

E na categoria ‘Conto’, a premiada foi a aluna Nicoly Karolainy Lima Alves, do 6° ano da Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Princesa do Xingu, tendo como título o conto “Uma Aprendiz de Sucesso”.

Em Altamira, a equipe da Divisão de Atendimento Psicossocial (DAPS/SEMED), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), fortaleceu o trabalho intersetorial e o projeto foi implementado com sucesso. Este faz parte do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT.

Essas conquistas são frutos de um trabalho árduo da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de proporcionar um ambiente educacional de qualidade e eficiente à alunos e professores. E reforça, mais uma vez, o compromisso da Prefeitura de Altamira com a educação de qualidade e com a formação cidadã de crianças e jovens, servindo de exemplo para todo o Pará.

O resultado foi divulgado dia 2 de outubro de 2024, destacando trabalhos produzidos por alunos de escolas públicas dos municípios de Altamira, Marituba, Castanhal, Itaituba e Belém, que agora concorrerão na etapa nacional.

O objetivo central do Projeto é levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por meio da comunidade escolar, estimulando a participação de crianças e adolescentes nas ações de conscientização, prevenção e mobilização.

Compartilhe: