No primeiro trimestre de 2025, Altamira, se destacou pela geração de empregos, superando 2.600 novas vagas.
Com um total de 2.672 admissões entre janeiro e março, a cidade registrou um saldo positivo de 359 empregos em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 2.313 contratações.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do dispositivo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), na quarta-feira, 30 de abril.
Setores econômicos e distribuição de vagas
Em março, o setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos, com 408 contratações, seguido pelo comércio, com 329 vagas preenchidas. A construção civil ficou com 151, enquanto a indústria registrou 93 contratações e o setor agropecuário, 38.

Ao longo do trimestre, o cenário foi semelhante, com o setor de serviços liderando o ranking com 1.059 novas vagas, seguido pelo comércio, com 891 contratações. A construção civil teve 317 admissões, a indústria 210 e o agropecuário 150.
A distribuição mensal demostra o crescimento exponencial do município, com 736 admissões em janeiro, 872 em fevereiro e 1.019 em março, totalizando 2.672 novos postos de trabalho.
Altamira: líder em geração de empregos na região Transamazônica e Xingu
Com esse desempenho, Altamira se consolidou como o maior gerador de empregos de toda a região Transamazônica e Xingu neste primeiro trimestre de 2025.
Outras cidades da região apresentaram números significativamente menores, com Brasil Novo registrando 157 vagas, Anapu 238, Vitória do Xingu 74, Medicilândia 119, Uruará 389, Pacajá 166 e Senador José Porfírio 33 contratações.
Iniciativas Prefeitura impulsionam o mercado de trabalho
As ações da gestão ‘Renovação, União e Trabalho’, têm sido fundamentais para estimular a criação de novos postos de trabalho em Altamira.
Um exemplo notável é o ‘Cartão Solidário’ – maior programa socioassistencial da história de Altamira. A iniciativa, que distribui um benefício de R$ 300 a famílias em situação de vulnerabilidade, estabelece que o valor seja gasto no comércio local, beneficiando diretamente os empreendedores da cidade.
Outra iniciativa que está contribuindo para o desenvolvimento econômico de Altamira é a Sala do Empreendedor. Construída pela gestão ‘Renovação, União e Trabalho’, o espaço disponibiliza apoio e incentivo aos empreendedores, resultado da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

Além disso, a Prefeitura aderiu ao sistema ‘Redesim’ que tem facilitado a abertura de novas empresas e tornado o processo mais rápido e desburocratizado.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Victor Moraes