A rua 07 de setembro, principal via do centro comercial de Altamira, foi o palco da abertura oficial do carnaval 2025, o evento ocorreu na manhã de hoje, segunda-feira (24/02). Quebrando um jejum de 08 anos, a programação carnavalesca está gerando grandes expectativas de fomento das vendas entre os comerciantes.

O impulsionamento também vai abranger os serviços de turismo, transporte e alimentação na região. No período de 01 a 04 de março, cerca de 30 mil foliões, entre turistas e moradores são aguardados na avenida. A ação, construída pela Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, com as parcerias da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa), o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Conselho de jovens Empresários e Inovação (Conjovi), contará com diversas atrações, nacionais e regionais.
“Lançamos oficialmente o Carnaval de Altamira, na certeza de que estaremos contribuindo com a geração de renda, o incremento dos serviços e do turismo, além de proporcionar diversão e o merecido entretenimento para a nossa população”, disse o secretário municipal de cultura, Lourencio Campos.
“Tanto a cultura quanto o turismo, quando bem alinhados, geram emprego e renda, fortalecem a economia sem degradar o meio ambiente. Isto aqui faz com que a gente possa melhorar tanto a autoestima dos comerciantes, dos moradores e da nossa população. E além do carnaval, vamos ter um calendário diversificado de eventos, como a Páscoa e o Festival Internacional do Chocolate. Sabemos que Altamira precisa e vamos trabalhar neste sentido”, celebrou o prefeito Loredan Mello.

O otimismo sobre a movimentação positiva em relação às vendas foi destacado pela comerciante Francinélia Barbosa dos Santos. “O nosso comércio está precisando ser alavancado, fortalecido, o que não acontecia antes, mas agora, com esta nova gestão, nós estamos com ótimas expectativas de que a nossa cidade vai, com certeza, melhorar!”.

O evento contará com uma arquibancada com capacidade para 8 mil em pessoas em pé, além de 58 camarotes e uma praça de alimentação com 40 stands fixos para vendedores, totalmente equipado com equipamentos de segurança. A grande novidade este ano fica por conta do “Bloco da Inclusão”, formado por idosos, crianças e Pessoas com Deficiência (PcDs), garantindo a presença e a diversão para todos.