Ribeirinhos, indígenas, ativistas sociais e ambientais, lideranças políticas, instituições e organizações da sociedade civil. Todos juntos, unidos, em prol de algo fundamental para a nossa existência e das nossas futuras gerações: propor soluções para reverter os impactos das mudanças climáticas que atingem o nosso planeta.
Assim foi a abertura da 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente de Altamira, realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro. Na primeira parte do evento, foi lido e aprovado, por unanimidade, o regulamento da 3° Conferência Municipal. Também foram realizadas as apresentações dos eixos temáticos – Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação climática e Governança e educação ambiental – com a participação dos palestrantes de cada temática.
Claudiane Farias, palestrante do eixo Justiça Climática, destacou a importância do tema para a sociedade altamirense. “O eixo da Justiça Climática, é o que acredito que mais fundamenta a nossa sociedade, porque somos nós, sobretudo toda a população da América Latina, os mais impactados desse efeito do aquecimento global. E aqui em Altamira nós temos as periferias e também nós temos os grupos sociais, como povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, assim, no redor, e há agricultores que vêm sofrendo com essas mudanças climáticas”, disse.
Para o secretário da Gestão do Meio Ambiente, Ubirajara Junior, Altamira é referência na preservação da floresta viva e em pé. “A principal contribuição do município de Altamira para os compromissos climáticos é que nós possuímos aqui a maior quantidade de floresta em pé do mundo, visto que Altamira é o maior município do Brasil e Altamira tem mais de 80% do seu território formado por terras indígenas, unidades de conservação e tem um índice acima de 80% de conservação e preservação das suas florestas, nós contribuímos de forma a realizar cada vez mais a remoção de gases de efeito estufa da atmosfera”, disse.
A 30° edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Conferência das Partes (COP), será sediada em Belém, no próximo ano. Subsede do evento, pela riqueza cultural, biodiversidade e atrações turísticas, Altamira será uma das cidades que receberá um dos maiores quantitativos de turistas.
Para o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, a Conferência Municipal é o evento pré-COP do município e apontou os avanços conquistados ao longo desses quatro anos. “Podemos dizer aqui que nós estamos realizando hoje e amanhã, a nossa COP já nesse momento. Quero falar da importância do esforço que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez durante esses quase quatro anos no sentido de contribuir, junto com toda a sociedade, para que nós pudéssemos reduzir os níveis de desmatamento do nosso município. E graças a Deus, com o apoio toda a sociedade, se nós compararmos os dados de 2020 com os de 2021, 2022 e 2023, o município de Altamira contribuiu com cerca de 60% na redução do desmatamento”, destacou.
Claudomiro relatou ainda que as conquistas se devem razão as ações inovadoras, realizadas pela gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’. “Isso é muito importante porque tudo isso aconteceu sem a produção diminuísse contrário, a produção aumentou. O que se fez? Os nossos produtores, os nossos agricultores tiveram mais acesso a tecnologia, a assistência técnica, a mudas de qualidade, a orientação, ou seja, a ciência ajudou para que nós pudéssemos reduzir o desmatamento também aqui. Agradeço a toda sociedade, o pacto que foi assinado em 2022, quando realizamos o primeiro Concerto Ambiental pela sociedade altamirense, certamente contribuiu sobremaneira para que nós pudéssemos ter conseguido esses resultados”.
Confira a programação do turno da tarde de hoje, 21 de novembro:
14h-16h
Divisão dos GTs por Eixo Temático e inscrição de candidaturas para Delegação Estadual
16h-18h
Priorização das propostas por Eixo Temático
A Conferência está sendo realizada de forma presencial no Centro de Eventos Vilmar Soares, localizado no bairro Sudam I, na avenida Jader Barbalho, s/n°. E de forma virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no Youtube: youtube.com.br/altamiraprefeitura. O evento é gratuito, aberto ao público. E será encerrado amanhã às 12h, com a festa dos Bois Bumbás de Parintis.
A Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Altamira (Comam), a Universidade de Brasília (UnB) e o Governo Federal. E conta com o apoio de instituições e organizações da sociedade civil, além de emissoras de rádio e TV de Altamira.