Altamira sedia XVI Seminário Estadual da UNCME Pará e reúne lideranças para debater a educação pública

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa da realização do XVI Seminário Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Pará (UNCME Pará), aberto na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções, no bairro Premem. O evento reúne conselheiros municipais de educação, gestores, profissionais da área, representantes institucionais e especialistas de diversas regiões do estado para discutir desafios e perspectivas da educação pública paraense, e contou com a presença da vice-prefeita de Altamira, Thais Nascimento.

Promovido pela UNCME Pará, em parceria com a Semed e o Conselho Municipal de Educação de Altamira (CME), o seminário tem como tema “O papel dos CMEs frente às políticas públicas educacionais nos eixos de Governança, Tecnologias e Aprendizagens”. Durante a abertura, o presidente do CME de Altamira, Odair Florêncio, destacou a importância do encontro para o fortalecimento dos conselhos e para a construção de uma educação mais participativa.

“Sabemos que os Conselhos Municipais de Educação enfrentam grandes desafios na construção e no acompanhamento das políticas públicas em seus municípios. Este seminário representa um importante espaço de diálogo, formação e troca de experiências entre conselhos e gestores educacionais. Nosso objetivo é fortalecer estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, garantindo que as políticas públicas cheguem a todas as escolas, inclusive às localizadas em comunidades e distritos mais distantes. Queremos assegurar melhores condições de ensino para estudantes e profissionais da educação, fortalecendo a educação pública em nosso estado”, afirmou Odair Florêncio.

Representando a UNCME Nacional, a vice-presidente executiva Fabiane Bitela ressaltou o papel estratégico dos Conselhos Municipais de Educação na implementação e no acompanhamento das políticas educacionais no país.

“É uma satisfação participar deste seminário, que fortalece o debate sobre a educação pública e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. Ao longo destes dias, vamos discutir temas fundamentais para o avanço das políticas educacionais, promovendo diálogo e a construção de caminhos para uma educação mais justa e de qualidade”, afirmou Fabiane Bitela.

A secretária municipal de Educação de Altamira, Keila Pedrosa, destacou a importância do evento para o município e reforçou o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino.

“Tenho certeza de que este seminário será um espaço importante de troca de experiências e construção de propostas que fortaleçam as políticas públicas educacionais e contribuam para a melhoria da qualidade do ensino em nossos municípios”, afirmou Keila Pedrosa.

Ao longo da programação, os participantes acompanham palestras, debates e momentos de troca de experiências voltados ao fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação, além da discussão de estratégias para aprimorar a gestão educacional e acompanhar as transformações tecnológicas e pedagógicas no ensino público.

O seminário também reforça o protagonismo de Altamira no cenário educacional paraense, consolidando o município como espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas à melhoria da educação.

O evento segue até esta terça-feira (23), no Centro de Convenções de Altamira, reunindo representantes de diversas regiões do estado para o fortalecimento da educação pública.  

Compartilhe: