Altamirenses recebem novo Parque Ambiental construído pela Prefeitura

Uma cerimônia de inauguração para celebrar uma conquista vista como impossível se falássemos cerca de 10 anos atrás. Como transformar uma área abandonada, um esgoto a céu aberto e o local de moradia em condições insalubres de milhares de famílias em um Parque Ambiental moderno? Só a gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ tem a resposta.

O Parque Ambiental da Lagoa é o mais novo cartão-postal de Altamira. Arborizado, asfaltado, com ciclovia, pista para caminhada, área para food-trucks e arena esportiva com grama sintética, o espaço que já se tornou um ponto de encontro para famílias e um local especial para a prática de atividades físicas e passeios.

Moradora da antiga área da Lagoa, a autônoma Maria de Fátima, vivenciou a época degradante da localidade. Mas agora com a área urbanizada, dona Maria só tem a comemorar, vivendo ao lado de um parque moderno. “A luta aqui era muito triste, era lama, era água no inverno todo. Minha casa mesmo foi alagada muitas vezes e foi muito triste, eu sofri muito, sofri muito mesmo. E hoje eu vivo feliz, moro aqui perto e o parque tá muito bom, muito bonito mesmo”, relata.

As crianças são as principais beneficiadas com a construção do parque. Sem o mínimo de lazer e espaço para brincar, antes as crianças eram obrigadas a ficarem em suas casas. Hoje, a realidade é diferente, com as ruas asfaltadas e as ciclovias, o parque virou o ponto de encontro para dezenas de crianças exibirem manobras com suas bicicletas, como o Rian Caio Araújo da Silva. “Aqui antes era tudo mato, tudo dentro da água. Não tinha espaço pra gente brincar e era tudo muito sem graça. Já hoje o pessoal vem de noite caminha aqui, fica de boa. Ficou muito bom mesmo. Temos a arena também, pra gente jogar bola e o espaço tá aprovado”, comemora.

A Arena Esportiva de gramado sintético do Parque da Lagoa recebeu o nome de Cláudio Vitorino Rodrigues dos Santos. Irmã de Cláudio, Alcina Coelho dos Santos Bezerra, se emocionou com a homenagem. “Eu achei a homenagem ótima, uma coisa que deixou o meu coração cheio de orgulho e que nos emocionou, tanto nós da família, como os colegas que nos rodeiam e eu agradeço imensamente. O Vitorino foi um herói, ele era paraplégico, mas ele nos ensinou muita coisa e ensinou muitas coisas aos altamirenses”, declarou.

Para Eliana Couto, secretária de Turismo, o novo espaço, além de beneficiar os altamirenses, vai se tornar um atrativo turístico para a cidade. “O Parque da Lagoa é uma obra de extrema importância para Altamira, é mais um legado que a nossa gestão está deixando aqui para a população de Altamira, para o altamirense se divertir, passear e trazer seus filhos. E para os nossos turistas, essas pessoas também vão usufruir dessa primeira etapa, dessa obra tão importante para Altamira, que tirou, mudou o visual desse espaço que hoje nós temos aqui”, afirma.

Essa conquista representa mais um compromisso cumprido pela gestão ‘Mais Vida Mais Futuro’, atendendo ao anseio da população que aguardava com entusiasmo a revitalização da antiga área da lagoa.

Claudomiro Gomes, prefeito de Altamira, destaca a transformação da localidade. “Entregamos hoje aqui para a comunidade o Parque da Lagoa do Independente I, onde várias famílias foram indenizadas e hoje moram em condições humanas. E além disso estamos entregando aqui um parque para caminhada, para ciclistas, para atletas e uma quadra de grama sintética, de futebol de cinco, ou seja, que toda a comunidade de Altamira vai poder usufruir, vão estar sendo agraciados com essa grande obra e eu agradeço a Deus por essa grande oportunidade de estarmos entregando esse equipamento público importantíssimos para o esporte e para o turismo e o lazer em Altamira”.

O prefeito apontou ainda que a inauguração é o início de uma série de melhorias que ampliações que serão realizadas no Parque, com parcerias já firmadas. “Isso mostra que quando o poder público se preocupa de fato em intervir e melhorar a vida da população, isso acontece de fato. O Parque da Lagoa terá uma ampliação, porque já temos garantido investimentos do Governo do Estado na ordem de 1,2 milhão para a construção de um complexo esportivo, bem como um investimento do Ministério do Esporte para a construção de uma quadra de esportes no valor de 1,5 milhão para os nossos desportistas de Altamira, ou seja, o esporte também como ferramenta de inclusão social”, destaca Claudomiro.

Compartilhe: