Prefeitura de Altamira transforma área abandonada em um parque moderno para a população

Após décadas de total abandono, o local de moradia de milhares de famílias em condições insalubres e degradantes, está totalmente repaginado.

As imagens do sofrimento de muitas famílias vivendo em meio a um esgoto à céu aberto, mato e sem o mínimo de infraestrutura, saíram de cena para um parque arborizado, asfaltado, com ciclovia, pista para caminhada, área para food-trucks e arena esportiva com grama sintética.

A cerimônia de entrega da primeira etapa da construção do Parque da Lagoa, será realizada nesta quarta-feira, 27 de novembro, às 18h.

Campeonato

Para celebrar a inauguração, será realizada a primeira edição da ‘Copa da Lagoa’ de futebol society.

A competição para atletas veteranos, vai contar com a participação dos clubes mais antigos de Altamira, sendo eles: Açaizal, Recreio, Anchieta/Tabajara, Camaleões, São Mateus, Atl. Juruna/Concórdia, Assurini e Alô Pará.

O torneio será encerrado no mesmo dia e terá premiação, troféu e medalhas para o campeão, o vice-campeão e o 3° lugar. Os jogos serão realizados na Arena Esportiva do Parque.

Homenageado

Denominada de Cláudio Vitorino Rodrigues dos Santos, a arena esportiva do Parque da Lagoa homenageia um personagem ilustre da história de Altamira.

Claúdio nasceu em Altamira no dia 30 de dezembro de 1959. Filho de Antônio Vieira dos Santos, conhecido carinhosamente como “Sergipano”, e Alcina Rodrigues dos Santos, Cláudio faleceu precocemente no dia 1º de agosto de 2000, aos 41 anos.

Aos 3 anos, Cláudio enfrentou a poliomielite (paralisia infantil), que o privou de mobilidade, afetando seus braços e pernas. Apesar das limitações físicas, sua mente permaneceu extraordinariamente brilhante. Com o apoio incansável de sua família e amigos, ele venceu inúmeros desafios, concluindo o ensino médio com formação no Magistério. Apaixonado pela Matemática, Cláudio dedicou-se a lecionar a disciplina, contribuindo para a formação de muitos jovens de Altamira.

A atuação de Cláudio, no entanto, não se limitou à educação. Foi um entusiasta e promotor da cultura de Altamira, com destaque para a participação em áreas como futebol, natação e carnaval. Entre suas realizações, fundou o “Time do Baixa”, que conquistou o campeonato municipal de futebol em diversas ocasiões.

Na vida pessoal, Cláudio casou-se com Maria Helena, com quem teve um filho, Cláudio Vítor. Cercado por amor e amizade, viveu uma vida marcada pela superação e pelo impacto positivo na vida de todos ao seu redor.

Cláudio deixou um legado de resiliência, dedicação intelectual e profundo amor pela população altamirense, inspirando gerações e marcado para sempre na história de Altamira.

Cerimônia de inauguração

Toda a população, principalmente os moradores do bairro Independente I, está convidada para celebrar a inauguração do Parque da Lagoa, um espaço que já se tornou um ponto de encontro para famílias e um local especial para a prática de atividades físicas e passeios, especialmente à noite. Essa conquista representa mais um compromisso cumprido pela gestão ‘Mais Vida Mais Futuro’, atendendo ao anseio da população que aguardava com entusiasmo a revitalização da antiga área da lagoa.

Compartilhe: