Discussões pacíficas, cada um com seu ponto de vista, mas unidos por um bem comum: defender o nosso planeta, a floresta em pé e buscar soluções para controlar e reverter os efeitos das mudanças climáticas em Altamira.
Reunidos pelo segundo dia na 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente de Altamira, ribeirinhos, movimentos sociais e ambientais, indígenas e sociedade civil, tiveram na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, a missão de aprovar as propostas que nortearam as decisões climáticas no município.
Elaboradas pelos grupos de trabalho dos eixos temáticos Mitigação, Adaptação e a prevenção para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e Governança e educação ambiental, mais de 100 propostas redigidas passaram por um crivo para serem definidas as 10 enviadas para a 5° Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Em plenária, cada membro dos grupos temáticos debatiam e definiam as principais propostas de cada eixo, de acordo com a distribuição de sugestões no âmbito municipal, estadual e nacional.
Ao fim das discussões, foram aprovadas as seguintes propostas no âmbito municipal:
- Promover incentivos fiscais e técnicos para atividades de baixo impacto ambiental, como agroecologia, extrativismo sustentável (castanha, açaí, cacau) e turismo ecológico e cultural.
- Criar um centro de acolhimento regional, digno, preparado e acessível, para atingidos e refugiados climáticos em situação de desastres, principalmente nas regiões que apresentem níveis altos de risco.
- Garantir a criação de um programa estadual de construção de cisternas e poços para os atingidos climáticos em períodos de seca ou estiagem.
- Criar um programa de água potável nas comunidades ribeirinhas e áreas periféricas urbanas.
- Atualizar o zoneamento ecológico-econômico estadual priorizando cultivos de base agroflorestal, com o cultivo de espécies florestais nativas consorciadas em detrimento de monocultura com espécies exóticas como a soja.
- Criação de programa interinstitucional de educação ambiental com universidades e Institutos de Ensino Superior (IES), viabilizando bolsas para estudantes universitários e professores da educação básica para revisão continuada da abordagem da educação ambiental seguindo o modelo do programa PIBID.
A assembleia aclamou, por meio de votação, os delegados titulares e suplentes eleitos para ir à Belém representar Altamira na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de Março de 2025. São eles:
- João Batista Uchoa – Titular (sociedade civil)
- Jonny Wallace dos Santos – Suplente (sociedade civil)
- Maria Augusta da Silva – Titular (setor privado)
- José Roberto Rodrigues – Suplente (setor privado)
- Antonio Ubirajara Bogea Umbuzeiro Junior – Titular (poder público)
- Alessandra Moura – Suplente (poder público)
- Raimunda Nonata Rodrigues – Titular (comunidade tradicional)
- Sheila Machado Juruna – Titular (povos originários)
- Frandson Alves – Suplente (povos originários)
Por: Antonio Luís Ferreira – ASCOM/PMA