Com muitas risadas e brincadeiras, centenas de crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Altamira receberam, na sexta-feira, 8 de novembro, 45 novos parquinhos. Esses espaços vão além da diversão, oferecendo oportunidades fundamentais para o desenvolvimento social das crianças, promovendo a convivência e estimulando a criatividade.
Entregues pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os parquinhos irão oferecer ambientes de aprendizado que favoreçam o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Os novos brinquedos representam um investimento importante da gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ em infraestrutura pedagógica, proporcionando às unidades escolares ferramentas que enriquecem o dia a dia das crianças e o trabalho dos educadores.
Foram entregues 15 parquinhos pequenos e 30 parquinhos grandes para os CEIs Azimar Almeida, Deodoro da Fonseca, Irmã Serafina, Irmã Vitalina Maria Gontijo, Jardim Primavera, Pr. Raymundo Marques Marinho, Prof. Maria Carmélia Furtado da Rocha, Profª Aldenira Castelo Santana, Profª Nair de Nazaré Lemos, Ruth Passarinho, Santa Ana, Santa Benedita, São Sebastião, Ver. Ademar Teixeira e Vovó Bezerra.
Segundo Lilian Café, diretora do CEI Ademar Teixeira, os parquinhos trazem mais uma oportunidade para o desenvolvimento das crianças. “Estamos muito felizes, pois, além de ser um espaço de diversão, o parquinho complementa a rotina educativa, possibilitando atividades diárias fora da sala de aula, como a ida ao nosso jardim sensorial e à brinquedoteca”, destaca.
Os parquinhos também se integram ao conjunto de atividades externas oferecidas nos CEIs, proporcionando momentos de alimentação, recreação e cuidado. A coordenadora do CEI Deodoro da Fonseca, Rosana Rodrigues Carvalho, ressalta a importância desses espaços. “Os parquinhos contribuem para o desenvolvimento das crianças, para justamente ter essa convivência. Porque a gente sabe que o eixo principal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é interação e brincadeira. E elas precisam dessa interação, elas precisam ter esses espaços para estar participando, estar compartilhando, estar tendo essa convivência com outras crianças”.
Para Suzane Veloso, chefe de divisão da Educação Infantil, “os parquinhos nas nossas creches e pré escolas é um sonho realizado. Ter esses espaços de brincadeira faz total diferença no dia a dia das crianças. No parquinho, as crianças não só se divertem; elas aprendem”.
A secretária de Educação, Maria das Neves, destaca a importância dos novos equipamentos. “Os parquinhos são equipamentos lúdicos que aguçam a imaginação das crianças e o desenvolvimento da coordenação motora, além disso serão um precioso auxílio para o trabalho pedagógico dos professores”.