Em um cenário em que incêndios, fumaças, seca e altas temperaturas nos cercam cada vez mais, buscar soluções e debater propostas para frear os graves efeitos das mudanças climáticas é fundamental.
E Altamira, mais uma vez, sai na vanguarda dessa iniciativa, promovendo a 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), o evento reúne comunidade, governo e organizações para discutir e propor soluções para questões ambientais, como resíduos, conservação e mudanças climáticas. As ideias geradas ajudam a formular políticas públicas e conectar o município a estratégias ambientais estaduais e nacionais.
A 3ª CMMA tem como objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local, e eleger pessoas delegadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nº 1.079 de 10 de junho de 2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), e tem como tema “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica”.
A conferência terá 5 eixos, sendo eles:
Eixo 1: Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa
Eixo 2: Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos
Eixo 3: Justiça climática – superação das desigualdades
Eixo 4: Transformação climática – descarbonização da economia com maior inclusão social
Eixo 5: Governança e Educação Ambiental – participação e controle social
A estudante do Ensino Médio, Joy Podanoschi, está ansiosa para o evento, e o vê como uma oportunidade de debate e conhecimento sobre nossa região. “A expectativa está boa, está sendo muito gratificante participar desse evento. Participar, contribuindo, trabalhando junto com outras entidades e com outras instituições. Enfim, a expectativa está boa e estamos animados. Esse é um espaço para a gente debater sobre, para a gente aprender mais sobre a nossa região, aprender mais sobre a Transxingu, o local em que a gente vive, como a gente se vê como pessoas amazônidas”, comenta.
O Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX), é uma das instituições parcerias do evento. O coordenador socioambiental do CREAX, Diego Mourinho, vai atuar na organização do evento e destaca a satisfação em contribuir com a temática. “Para uma instituição como o CREAX é muito importante poder contribuir num evento desse, uma vez que nós atuamos em uma área muito abrangente aqui na região, não só de Altamira, mas também de outros municípios. E por atuar com um público que é diretamente afetado pela crise climática, a gente entende que podemos contribuir muito auxiliando para que as pessoas, as comunidades ribeirinhas possam dar sua opinião e levar suas propostas pra contribuir nessa conferência”, afirma.
De acordo com Silnara Bento, bióloga da SEMMA, mais do que debater, a conferência é uma excelente oportunidade para criar propostas para melhorar a qualidade de vida em Altamira. “Este é um momento em que toda a população de Altamira tem a oportunidade de falar a respeito dessa situação climática que a gente está passando. Temos essa questão da estiagem, o rio está bastante seco. Cada morador aqui do município, seja ele da zona rural, seja ele das regiões ribeirinhas, aqui da cidade de Altamira, ele tem, de certa forma, como falar da sua experiência no dia a dia a partir das mudanças climáticas. Então nesse momento, na conferência, ele pode chegar e falar o que ele está passando, dar ideias, propor alternativas para que isso possa ser melhorado. E a gente vai ter a oportunidade de ter esse conhecimento, essa vivência, e montar propostas para que a gente possa colocar em prática aqui no nosso município e fazer com que nós possamos ter um ambiente mais sustentável e mais saudável para todos”, relata.
A 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) vai acontecer nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Eventos Vilmar Soares, com programações nos turnos matutino e vespertino.
Confira a agenda do evento:
21 de novembro
7h30-9h: Recepção dos participantes, credenciamento e coffee break
8h-10h30: Plenária para Leitura e Defesa das Propostas / Breve apresentação dos candidatos / Coffee Break
9h-10h: Abertura / Mesa de autoridades / apresentação da programação / Leitura e aprovação do regulamento
10h-12h: Palestras dos eixos temáticos
12h-14h: Intervalo do almoço
14h-16h: Divisão dos GTs por Eixo Temático e inscrição de candidaturas para Delegação Estadual
16h-18h: Priorização das propostas por Eixo Temático
22 de novembro
8h-10h30: Plenária para leitura e defesa das propostas / Breve apresentação dos candidatos / Coffee break
10h30-12h: Eleição de pessoas delegadas e encerramento
A Conferência é uma das ações da gestão “Mais Vida, Mais Futuro”, destacada pela redução de mais de 60% no desmatamento em Altamira entre os anos de 2021 e 2023. Entre os principais projetos, o “Refloresta Altamira” visa recuperar mais de 400 hectares de áreas degradadas com o plantio de árvores nativas da região. O ‘Plano de Arborização’ que já resultou no plantio de mais de 2 mil mudas de árvores em vários bairros de Altamira. Além da realização de três edições do ‘Concerto Ambiental’, um dos maiores eventos de debates ambientais do Estado.