Em agenda em Altamira nesta sexta-feira, 08 de novembro, o Governador do Estado, Helder Barbalho, cumpriu duas agendas oficiais no município.
Acompanhado do Prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, deputados estaduais e federais, além de vereadores, Helder inaugurou, na primeira agenda, a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Pará. Na visita ao novo espaço, prefeito e governador, conheceram as novas instalações e parabenizaram os servidores da instituição.
Na segunda agenda oficial, o governador Helder Barbalho foi ao loteamento São Francisco, onde será construída a Usina da Paz de Altamira. A comitiva, composta por autoridades locais e estaduais, chegou ao loteamento onde produtores rurais da Gleba Bacajaí, localizada na zona rural, já aguardavam a chegada para receber das mãos do governador os títulos de suas terras.
A cerimônia também marcou a assinatura da ordem de serviço para a construção da Usina da Paz. O governador, o gestor do município, e os deputados estaduais presentes assinaram juntos a ordem de serviço da grande obra. Helder Barbalho agradeceu a Prefeitura pela doação do terreno e reafirmou a parceria com o gestor de Altamira, Claudomiro Gomes.
“Gostaria de agradecer a parceria que foi fundamental nesses três anos e dez meses que estamos trabalhando juntos. Hoje estamos aqui virando uma página e apontando uma solução para garantir ao povo de Altamira, a Usina da Paz. É um dia de trabalho, entrega e de apontar no horizonte cada vez mais desenvolvimento, compromisso, trabalho e parceria com o povo dessa cidade”, pontuou o Governador.
Claudomiro Gomes destacou a atenção do governo do Estado com o município de Altamira ao priorizar produtores rurais com entrega de títulos e quando decide trazer para a cidade uma obra do porte das Usinas da Paz. Também destacou outros apoios essenciais de Helder Barbalho com iniciativas como o Festival Internacional de Chocolate e Xingu e com ações parceiras de combate à violência na cidade.
“O resultado dessa parceria do nosso mandato com o Governo do Helder, a Usina da Paz, será um complexo em uma área de 35 hectares que nós compramos para a Prefeitura, onde também será construída em breve as obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’, 504 moradias, para urbanizar essa área do Paixão de Cristo, do Jatobá, do Água Azul, do São Francisco, do Ayrton Senna I e II, do Santa Ana e do Liberdade. E a Usina da Paz, com esse olhar do governador de trazer para cá cidadania e isso também diminui a violência, valoriza as propriedades, ou seja, de fato hoje aqui é um dia importante, nós queremos agradecer a Deus e a população que nos permitiram estar à frente desse município e poder montar parcerias com o Governador do Hélder tão extraordinário, estratégias para que a população de Altamira possa viver melhor“, disse o gestor do município.
A área da Usina da Paz tem 10 mil metros quadrados, e agora a obra passará a ser executava pelo Grupo Mônaco, dirigido por uma família de raiz altamirense. O presidente do grupo, Rui Denardin, filho de Armindo Denardin, que governou a cidade na década de 90, discursou emocionado sobre o compromisso de amor que o grupo tem por Altamira. Para ele, a Usina da Paz é uma forma de devolver pra o município tudo o que a família recebeu nos anos em que residiu em Altamira. “Nós procuramos o governo do Estado e nós oferecemos para construir essa obra. Então nós vamos trabalhar para tentar entregar a população de Altamira no máximo no primeiro semestre do ano que vem. Para que no máximo, em abril ou maio, a população de Altamira já possa estar usufruindo desse projeto que é, como disse o governador, o maior projeto de inclusão social do Brasil. Então é uma honra muito grande para nós do Grupo Monaco atuarmos nesse projeto. Estamos muito motivados e muito contentes por fazer parte desse momento“, comenta o empresário.
A Usina da Paz de Altamira tem previsão de conclusão em abril de 2025, e será realizada pelo Governo do Pará, no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan destacou que “a Usina da Paz é o maior programa de transformação social do país, é um espaço de transformação, de atendimentos das famílias, é a segunda casa da comunidade”.