Altamira vive em constante transformação. Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura, são exemplos de como nossa cidade melhora a cada dia desde que a gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ passou a compartilhar com você a direção do maior município do País.
Quando os esforços são voltados para o cuidado com a população, os resultados respondem de forma positiva. Os investimentos contemplam todos os setores e fazem com que Altamira seja destaque no Pará, despontando como referência em áreas indispensáveis.
Para compartilhar com você um pouco de tudo o que temos feito pra melhorar nossa cidade, separamos algumas ações.
Saúde
Há quatro anos, Altamira enfrentava um desafio do tamanho do mundo: a pandemia do Coronavírus, causador da Covid-19. A doença infectou milhares de pessoas, de crianças a idosos, e matou ao menos 359, segundo boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Quando assumiu a Prefeitura, a atual gestão encontrou o município mergulhado no caos, cenário que conseguiu reverter com investimentos e parcerias, como o Governo do Estado, resultando em um completo hospital de campanha, um ponto para suporte no atendimento a pessoas infectadas e ampliação dos serviços na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com a oferta de testes e medicamentos, quando recomendado por médicos.
O objetivo de colocar o ser humano em primeiro lugar foi prontamente cumprido com a destinação recorde de recursos para a saúde, a oferta de vacinas e a ampliação dos serviços médicos ofertados na cidade. Com ações rápidas e eficazes e com a ajuda fundamental do Governo do Estado, Altamira superou o momento mais crítico e mortal da pandemia.
Mas os investimentos e a ampliação dos serviços na saúde local não pararam por aí. A começar pelo Hospital Geral de Altamira (HGA) que passou por uma reforma completa, com destaque para a construção de uma sala especial para abrigar um novo tomógrafo. O equipamento de 16 canais é inédito na saúde da região e tem capacidade para atender mais de 50 pacientes por dia. Até então, o serviço era exclusivo do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). A Unidade também conta com a presença contínua de obstetras e anestesistas, que refletem o compromisso da gestão municipal com a saúde pública.
Com a nova aquisição pela Prefeitura, a fila de espera para exames diminuiu significativamente, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos. O tomógrafo conta com uma estação de trabalho avançada para análises detalhadas, incluindo processos que requerem o uso de contraste.
Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também foram beneficiadas, com a reforma de 23 unidades e do Centro Especializado Oncológico. Nessas unidades, são realizados cerca de 1.000 atendimentos diários, abrangendo áreas como saúde da mulher e da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal, e controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Com recursos próprios do município, foram realizadas as reformas das unidades Boa Esperança, Santa Ana, Sudam I e II, Nova Altamira, Cruzeiro, Bela Vista, Independente, Brasília I e II, Alberto Soares, Colina, Mutirão, Premem, São Joaquim, Ilvanir, Jatobá, José Araguaia, Castelo dos Sonhos, Jader Barbalho, Laranjeiras, Vila Canopus, Buriti e Vale Piauiense. O objetivo da gestão de melhorar o atendimento e a oferta dos serviços de saúde realizados no município foi cumprido, garantindo um serviço eficiente e de qualidade.
A saúde das comunidades ribeirinhas recebeu um reforço importante. A aquisição de uma ambulancha para fazer o transporte de pacientes entre zona rural e urbana. O veículo aquático presta um serviço ágil e eficiente para as pessoas que vivem na Gleba Assurini.
O município de Altamira segue investindo na ampliação e melhoria dos serviços de saúde, com recursos próprios e em parceria com o Governo do Estado. Futuramente, a cidade contará com uma Policlínica e um Hospital Materno Infantil.
A Policlínica oferecerá atendimento médico especializado, enquanto o Hospital Materno Infantil, com 76 leitos, será o primeiro da região dedicado exclusivamente a gestantes e recém-nascidos.
Entre os destaques dos serviços prestados estão os mutirões de colocação de DIU e laqueaduras, mais de 2 mil cirurgias oftalmológicas, e mais de 26.000 consultas especializadas em áreas como cardiologia, ortopedia e endocrinologia. No total, foram realizadas mais de 19.500 cirurgias, mais de 1 milhão e meio de exames e diagnósticos, e mais de 295 mil atendimentos na UPA.
Com a aquisição de 11 ambulâncias e mais de 930 mil visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde, a Prefeitura de Altamira reafirmou seu compromisso com a saúde da população, promovendo um atendimento eficiente e de qualidade.
Segurança
Criada na atual gestão, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), demostrou a preocupação da administração com um dos pilares da cidadania: a segurança.
Apontada como uma das cidades mais violentas do Brasil por muitos anos, em um período marcado por um cenário de medo e insegurança, a realidade atual apresenta um panorama bastante distinto.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, de janeiro a maio deste ano, Altamira registrou queda no número de homicídios e roubos. Foram registrados 8 homicídios, em comparação com os 25 ocorridos em 2023, no mesmo período, uma redução de 68%, um marco importante para uma cidade que já foi sinônimo de perigo constante.
Os roubos também apresentaram expressiva diminuição. De janeiro a maio de 2024, Altamira contabilizou 62 registros, contra 110 no ano anterior, resultando em uma redução de cerca de 43%. Essa melhoria nos índices de criminalidade reflete os esforços contínuos na implementação de políticas de segurança eficazes.
A começar pela valorização e qualificação dos agentes de segurança, nos últimos quatro anos, a força municipal foi contemplada com iniciativas históricas para Altamira. Um dos exemplos é a criação do Auxílio Fardamento, iniciativa da Prefeitura, por meio da Segmuc. O benefício contempla todos os profissionais da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com o pagamento de um salário mínimo para a aquisição de uniformes.
Os agentes de segurança também recebem uma série de cursos de aprimoramento, ampliando suas habilidades e conhecimentos.
E mais uma ferramenta inédita na região para resguardar a segurança do altamirense. A Prefeitura criou o Centro de Defesa Social Integrado (CDSI). Instalado, no bairro Água Azul. O garante a presença contínua das forças na região com atendimentos do Demutran, da Guarda Municipal e da Polícia Militar e também oferecer serviços de cidadania.
A pasta da Segurança recebeu, ainda, nove motocicletas e uma viatura para o Demutran, oito motocicletas e uma viatura para a Guarda Municipal, além de uma viatura para a própria secretaria.
O setor de transportes foi ampliado, beneficiando mais de mil pessoas diariamente. Com os ônibus reformados, a Prefeitura ampliou os horários, rotas e bairros atendidos, proporcionando aos altamirenses um transporte público acessível e de qualidade.
A Defesa Civil também realizou diversas ações, entre elas ações humanitárias em comunidades ribeirinhas e o comando do Gabinete de Emergências, órgão criado para monitorar, planejar e executar ações contra desastres naturais.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), promoveu iniciativas de conscientização para reduzir o número de acidentes na cidade. Entre as atividades, se destacam as ‘blitz educativas’, simulações de sinistro e a campanha ‘Maio Amarelo’. Ações que foram fundamentais para tornar o trânsito de Altamira mais seguro e conscientizar a população sobre a importância da segurança viária.
Com a responsabilidade de zelar pelo patrimônio público e garantir a segurança dos cidadãos, a Guarda Municipal de Altamira (GCMA) atuou de forma constante na prevenção e combate aos ilícitos.
Desde a realização de patrulhas frequentes em ruas, praças e demais locais públicos da cidade, para prevenir crimes e infrações, até atender ocorrências em vias públicas, a Guarda se destacou com um serviço de prestação de serviços, através do policiamento preventivo, coibindo crimes, combatendo ilegalidades e proporcionando mais segurança para a população altamirense.
A população de Altamira, que viveu momentos de extremo terror há alguns anos, agora pode respirar mais aliviada. A redução nos índices de homicídios e roubos demonstra que a cidade está trilhando um caminho de recuperação e segurança, revertendo dia após dia um cenário de insegurança.
Educação
Em um passado não tão distante, a educação em Altamira era sinônimo de abandono e desvalorização profissional, com greves e protestos, milhares de professores e profissionais da área saíam às ruas para reivindicar o básico: o pagamento do próprio salário.
Agora, o panorama é outro e Altamira é referência em educação. Com o pagamento do piso salarial do magistério para todos os professores da rede municipal de ensino, os profissionais da educação recebem o salário devido e com o pagamento em dia, demonstrando o cumprimento do compromisso assumido pela gestão com a classe responsável pelo futuro da população altamirense.
Revolucionário. Essa é a palavra que chega perto de descrever a construção de duas Escolas em Tempo Integral (Estimas) em Altamira.
Construídas e entregues em menos de dois anos, as instituições Dr. Octacilio Lino e José Edson Burlamaqui de Miranda atendem mais de 700 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. Com uma modalidade de ensino inovadora, as escolas ofertam disciplinas de inglês, libras, práticas físicas e musicalização. Além da alimentação das crianças que é garantida com três refeições por dia.
As Estimas contam com uma estrutura moderna, tendo bibliotecas, salas de informática, acessibilidade, quadra de esportes, espaços de lazer e de convivência.
No mesmo modelo das Estimas, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, denominada Agnaldo Rosas – em homenagem ao ex-vereador de Altamira – localizada no RUC Jatobá, já está recebendo os últimos ajustes e brevemente será entregue com capacidade para atender 900 alunos.
Com uma estrutura moderna, 13 salas de aulas, áreas de lazer, salas de educação especial, quadra de esportes e refeitório, a escola irá possibilitar maior aprendizado, além de ofertar mais vagas para as crianças do nosso município.
Nos últimos quatro anos, foram criadas mais de 1.100 vagas em creches de Altamira, chegando ao número surpreendente de 2.873 vagas, um marco histórico para a cidade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), também realizou iniciativas inovadoras como a criação da Divisão de Atendimento Psicossocial, tornando Altamira o primeiro município do Pará a implantar e regulamentar o atendimento de psicologia e de serviço social nas escolas da rede pública municipal de ensino.
Outra iniciativa da pasta, foi a criação do Cursinho Popular que proporciona gratuitamente aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes de escolas públicas do município desde 2021. Com a ajuda do cursinho, diversos estudantes foram aprovados em universidades do país.
Já o Altamira Alfabetizada: ‘Gari na Escola’, outro projeto inovador na educação de Altamira, teve como público-alvo garis da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi). A Semed, por meio da Divisão de Alfabetização e Letramento, com a contribuição da Divisão da Educação de Jovens e Adultos e da Divisão de Formação Continuada, elaborou o projeto, que visa reduzir o índice de analfabetismo entre os garis.
Os objetivos do projeto foram cumpridos, com a formação de mais de 30 profissionais, proporcionando dignidade humana por meio da alfabetização tornando-os protagonistas de suas histórias. Além da alfabetização, a iniciativa ofertou também a alfabetização digital, visando incentivar o uso das novas tecnologias em favor da aprendizagem.
O transporte escolar também recebeu reforços e foi ampliado. Com a aquisição de 17 ônibus escolares e sete micro-ônibus traçados, a Prefeitura garantiu uma cobertura ampla e eficiente do serviço, proporcionando maior segurança e conforto para os estudantes.
Com a reforma e ampliação de 34 escolas, tanto na zona urbana quanto na rural e nos distritos, a Prefeitura realizou diversas melhorias na infraestrutura educacional do município.
Trabalho realizado em etapas, com 12 escolas reformadas em 2021, 11 em 2022 e outras 11 em 2023. As reformas incluem melhorias nas instalações físicas, como a construção de novas salas de aula, reformas em bibliotecas, laboratórios de informática, além de quadras esportivas.
Altamira possui 177 escolas, sendo que 48 escolas urbanas e 129 nas comunidades rurais, reservas extrativistas e indígenas, atendendo 24.858 alunos. Com etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e as modalidades de ensino de Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena.
A Educação Especial e Inclusiva também passou por uma transformação, com 29 salas para Atendimento Educacional Especializado, mais de 120 professores auxiliares e 124 orientadores educacionais no primeiro semestre de 2024.
Infraestrutura
A cidade de Altamira tem passado por uma transformação significativa em sua infraestrutura, com várias ações de revitalização e pavimentação asfáltica em diversos bairros do município.
Em um esforço para melhorar as condições das vias, mais de 252 ruas foram revitalizadas, abrangendo operações de tapa-buraco, pavimentação asfáltica e bloqueteamento, alcançando mais de 40 bairros.
Entre eles, o Airton Sena I, Airton Sena II, Alberto Soares, Boa Esperança, Centro, Ibiza, Independente I, Independente II, Independente III, Ivalândia, Lama Negra, Liberdade, Mexicano, Mutirão, Paixão de Cristo, Panorama, Colina, Santa Ana, São Domingos, São Francisco, São Joaquim, Sudam II, Vista Alegre, Carroceiros, Dom Lorenzo, Nova Altamira, Pérola e Altaville.
Além da construção de mais de 22 mil metros quadrados de calçadas, 8 mil metros de meio-fio e sarjetas e 17 mil metros quadrados de bloquetes.
As comunidades rurais também foram contempladas, chegando a marca de mais 120 ramais e travessões com serviços de aterro, bota fora, empiçarramento, instalação de bueiros, limpeza e reconformação. Além de mais de 150 pontes construídas e reformadas.