A Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a Jornada Formativa do Programa Alfabetiza Pará no distrito de Castelo de Sonhos nos dias 03 e 04 de junho e, nos dias 05 e 06 de junho, no distrito de Cachoeira da Serra. Os Módulos I e II de 2023 e Módulo I de 2024 foram apresentados aos professores do Ciclo de Alfabetização.
A formação teve como objetivo a compreensão da proposta teórica do material didático complementar Veredas da Leitura e da Escrita, fazendo relação com os resultados apresentados pela Avaliação de Fluência Verbal, enriquecendo o planejamento com práticas pedagógicas na construção da rotina de sala de aula no processo de alfabetização e letramento , e a realização de atividades interventora, possibilitando avanços significativos nas aprendizagens dos estudantes.
Abordando a aquisição inicial da escrita alfabética, relacionando as propriedades do Sistema de Escrita Alfabética e as habilidades descritas na BNCC/DCE-PA, compreendendo o papel da consciência fonológica para aquisição da apropriação da escrita alfabética.
“O que nos define hoje, ao término dessa formação, assim como dissemos no início, é a gratidão por esse momento de muita aprendizagem, troca de experiências e o conhecimento desse material maravilhoso que é a Veredas da Leitura e da Escrita. Material, o qual nós tivemos o privilégio de conhecer e aprender para ensinar os nossos alunos e assim melhorar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem em nosso município e contribuir para uma educação de qualidade”, disse Fabiana Lúcia de Paula Alves, professora alfabetizadora na EMEIF de Cachoeira da Serra, que acredita que a formação é um ganho para o Pará porque, por meio dela, os educadores conseguem levar educação de qualidade para os estudantes.
Já para Andréia Cláudia Gerhring, professora alfabetizadora do distrito de Castelo de Sonhos, a formação fortalece os eixos do programa. “Essa formação do Programa Alfabetiza Pará veio enriquecer nosso dia a dia com muitas estratégias, com muitas novidades e com certeza fará da educação de Castelo de Sonhos uma educação de qualidade e atingirá os objetivos que o programa almeja”.
A formação foi ministrada pelas professoras formadoras Edileuza Voigt e Edjane Carvalho com articulação da professora Mirlândia Leitão e do coordenador de Planejamento e Gestão professor José Olivani Bezerra. Essa ação foi de extrema importância para potencializar e melhorar a aprendizagem das crianças.
O programa – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, em janeiro de 2023, o Programa “Alfabetiza Pará”, que, em regime de colaboração, auxilia os 144 municípios do Pará no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização. Como parte das ações, o programa já realizou avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que já aderiram à iniciativa e distribui continuamente material didático para as redes municipais que já aderiram ao programa no Estado. O Programa intensifica as ações e discussões sobre processo de alfabetização para consolidar esforços pelo direito de aprender das crianças.
Por: Socorro Bragança – Ascom/Semed