Ser ouvida acerca dos problemas, melhorias e possíveis soluções para demandas, era um sonho antigo da população altamirense. E esse anseio se tornou realidade na gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, com o projeto ‘Fala Comunidade’.
O projeto reúne moradores de bairros e representantes da Prefeitura em uma plenária para debater e propor soluções as reivindicações de cada localidade. E as ações da iniciativa chegaram no dia 20 de junho, aos moradores do bairro Mexicano.
Morador do bairro há 10 anos, o empreendedor José Welisson Melo da Silva, aproveitou a reunião para apresentar os problemas que os moradores enfrentam. Com as soluções propostas, o morador aguarda que os problemas sejam resolvidos. “Hoje a Prefeitura veio com a gente, fez uma reunião e viu a necessidade que o pessoal daqui precisa e tem, em questão de ruas, de iluminação pública, que não tava tendo 100%, e se comprometeram em dar essa força pra gente, agora a questão de iluminação vai ser resolvida, os maquinários vão entrar agora pra fazer a limpeza das ruas e fazer o pavimento das ruas”, relata.
O bairro é assistido por diversas ações da Prefeitura, tendo nove famílias atendidas pelo programa ‘Benção’ e 15 alunos matriculados nas Escolas em Tempo Integral, garantindo qualidade de vida e a oportunidade para os pais terem maior oportunidade de empregos.
Leane Silva, também mora no bairro há dez anos e é a primeira vez que a empregada doméstica participa de uma plenária organizada pela Prefeitura. Ela apresentou a demanda sobre o transporte coletivo da localidade. “Eu espero que tudo que foi botado em pauta saía do papel, porque vai realizar um sonho de nós moradores daqui que sempre esperamos por essas soluções, só tenho que agradecer”, destaca.
Em resposta a demanda da moradora, a coordenação de transporte público anunciou que o bairro irá ganhar um novo horário, passando a atender a localidade em quatro horários diferentes.
Como resultados da plenária, agora o posto de saúde do bairro Tavaquara também irá atender os moradores dos bairros Mexicano e Coração de Mãe. Uma das problemáticas apontadas pelos moradores, os postes de iluminação receberão lâmpadas de led do projeto ‘Ilumina Altamira’.
Em relação a infraestrutura, maquinários da Prefeitura estarão realizando serviços de terraplanagem na região nos próximos dias. Na área da educação, a escola do bairro Tavaquara também passa a atender os moradores da localidade.
Por tratar-se de um loteamento privado, a Prefeitura se comprometeu em dar suporte jurídico para os moradores regularizarem seus terrenos, além de dar apoio para a criação da Associação de Moradores do bairro.
A plenária contou com a participação de representantes das Secretarias de Assistência e Promoção Social, Educação, Segurança Pública, Cultura, Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo, Saúde, Obras, a coordenadoria de Abastecimento e os departamentos de Limpeza Pública e Iluminação.
O projeto ‘Fala Comunidade’ já realizou plenárias nos bairros Água Azul e Ayrton Senna I e II, ouvindo demandas, apresentando soluções e resolvendo as questões apresentadas.