Uma das principais atrações da 3ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Altamira, a escultura de um pescador ribeirinho em sua canoa carregando cacau, recebeu na terça-feira, 18 de junho, um destino.
O monumento produzido pelo chefe paulista Léo Vilela, pesa 150 quilos, um metro e setenta de comprimento e um metro de altura. A estrutura de chocolate foi doada para a Escola em Tempo Integral (Estima) Dr. Octacílio Lino e distribuída para os alunos da instituição de ensino, que puderam se deliciar com os pedaços da escultura de chocolate. A peça foi transportada do Centro de Eventos Vilmar Soares, onde foi produzida, com todo o cuidado e carinho para garantir que chegasse intacta à escola.
“Nós ficamos extremamente lisonjeados e muito felizes, por termos sido contemplados com a doação dessa escultura simbólica de valor muito singular, resultado do Festival Internacional do Chocolate e Cacau e receber isso é um valor imensurável“, diz o diretor da escola, Everaldo Sousa.
A escultura foi algumas das atrações do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau e atraiu olhares de admiração, tornando-se símbolos do grande evento. “A entrega dessa escultura para a Estima Octacilio Lino é uma imensa satisfação, pois essa é uma instituição de ensino em tempo integral, a qual está fazendo parte de uma revolução no ensino da rede municipal. Essa escultura é uma forma de parabenizar a Secretaria Municipal de Educação por ter duas com essa modalidade de ensino em nosso município”, destaca o secretário de Agricultura, Gilson Oliveira.
Na primeira edição do Chocolat Xingu, em 2022, foi produzida uma escultura indígena, feita pelo chefe Adner Ivan, doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Altamira. Em 2023, na segunda edição, foram produzidas duas esculturas, sendo uma da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, produzida pela chefe Tatti Benazzi e outra da representação de São Sebastião, padroeiro de Altamira, também produzida pelo chefe Léo Vilela, doadas para a Casa Divina Providência.
A 3ª edição do Chocolat Xingu realizada entre os dias 13 e 16 de junho, recebeu um público recorde de 132.421 visitas nos quatro dias de evento, com a exposição de 200 marcas de chocolate e a participação de 140 expositores. O evento também movimentou a economia de Altamira, com 7 milhões de reais em vendas e acordos diretos, além de cerca de 20 milhões externos, com bares, restaurantes, hotelaria e serviços.