Altamira foi sede da realização do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizado nos dias 03 e 04 de maio, na Universidade Federal do Pará (UFPA) de Altamira.
O encontro contou com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Secretaria Municipal de Educação de Altamira (SEMED) e 10ª Diretoria Regional de Educação (DRE Altamira). O evento também teve a participação das articuladoras da Regional da Rede Nacional de Articulação de Gestão Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (RENALFA), no âmbito da DRE Altamira, e dos formadores municipais dos 8 municípios da região Xingu (Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Anapu, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz) que compõem o Polo Altamira. Atualmente, o município de Altamira possui 5 formadoras municipais que serão multiplicadoras para mais 200 professores da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino.
O Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como objetivo orientar professores e demais profissionais para que possam garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade à linguagem escrita. A linguagem escrita é compreendida como um instrumento simbólico e poderoso que nos permite não apenas nos comunicar com os outros, mas que transforma a nossa forma de estar no mundo.
Suzane Veloso, formadora municipal, destaca a importância da participação no primeiro módulo de formação do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura Escrita na Educação Infantil. “Como formadora municipal em Altamira, vejo o LEEI como uma oportunidade única para elevarmos a qualidade da educação infantil em nosso município. Esse programa não apenas nos capacita como professores, mas também nos permite desempenhar um papel crucial na promoção do desenvolvimento da apropriação da leitura e escrita das crianças desde cedo. Ao participarmos desse programa, estamos garantindo que as crianças na etapa da educação infantil tenham acesso aos seus direitos fundamentais relacionados à linguagem escrita. Estamos construindo as bases para o sucesso acadêmico e pessoal delas, preparando-as para um futuro brilhante”, afirma.
O LEEI concebe a apropriação da leitura e escrita como um longo processo que se inicia na educação infantil, que pode e deve ser trabalhado desde o berçário, preservando as especificidades que marcam esse primeiro ciclo da vida humana. O Projeto de formação acontece no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como base a leitura e escrita na Educação Infantil.
“Essa parceria com a UFPA, SEMED e DRE Altamira é uma prova do nosso compromisso conjunto com a educação de qualidade. Compartilharemos os conhecimentos adquiridos nesse projeto com nossos colegas professores, multiplicando o impacto e alcançando um grande número de crianças em nossa rede municipal de ensino”, relata a formadora municipal Suzane Veloso.
“Estou entusiasmada com a oportunidade de ser parte deste projeto transformador e estou confiante de que, juntos, faremos uma diferença significativa na vida das crianças de Altamira, capacitando-as com as habilidades necessárias para se destacarem no mundo”, conclui Suzane Veloso.
Por: Socorro Bragança – Ascom/Semed