“Altamira se torna pioneira, de novo”. Parece repetição do texto da TV, né? Mas é a realidade novamente. A cidade se torna referência para a região Xingu e Transamazônica ao adquirir, por iniciativa própria, o ‘Castramóvel’. O nome pode até parecer estranho, mas os benefícios para a população e os animais são extraordinários.
Com o novo equipamento, Altamira se torna destaque no controle da população de animais e na garantia de benefícios, tanto para os humanos, mas principalmente para os pets. O serviço tem como locais estratégicos de atuação os bairros afastados do centro do município, ponto de grande reprodução de cães e gatos.
Os moradores do bairro ‘Lama Negra’ foram os primeiros contemplados pelos serviços do Castramóvel, onde mais de 40 pessoas realizaram o cadastramento de seus pets para a castração. Ringo, de quase dois anos de idade, foi o primeiro animal a ser castrado pelo Castramóvel. O bichano foi adotado por sua tutora aos dois meses de idade, quando estava em situação de abandono na rua.
Izabele Pina da Conceição, tutora do Ringo, conta sobre a decisão de castrá-lo e agradece a iniciativa. “Eu já estava querendo castrar ele, mas não tinha muitas condições para levar no particular. Essa ação veio em boa hora. É uma ótima iniciativa, porque tem muita gente que precisa e não tem condições de castrar os seus pets. Esse aqui, por exemplo, estava dando um pouco de trabalho, porque ele estava saindo toda noite para brigar. E aí, agora com ele castrado, vai ficar mais em casa. É gratidão, me sinto muito grata por estar tendo essa ação e que venha mais ações”, relata.
A ‘Lorito’ foi levada pelo seu tutor para realizar os exames para castração. Ela foi adotada desde os 8 meses de idade por Sérgio da Silva Sousa, que aprova a ação. “É muito importante essa iniciativa da gestão olhando para os animais e fazendo essa boa ação que é muito importante mesmo. Me sinto muito bem, porque a gente pensa na saúde deles e agora com a castração vai ser o melhor para eles”, afirma.
As castrações são realizadas com a seleção dos animais baseada em exames físicos e hemogramas, visando assegurar a segurança dos procedimentos. Os tutores recebem orientações sobre o preparo dos animais e assinam o termo de consentimento e autorização, contemplando um animal por residência. A duração da cirurgia para os pets machos dura em média 15 minutos, já a cirurgia das fêmeas, dura em média 30 minutos.
Inicialmente, o Castramóvel atenderá dois bairros por mês, além de colaborar com as duas ONGs de proteção animal da cidade. Estima-se que cerca de 200 animais sejam castrados mensalmente, o que contribuirá significativamente para a redução da população de cães e gatos abandonados, promovendo tanto a saúde pública quanto a dos animais.
O próximo bairro a receber o Castramóvel será o ‘Buriti’, onde nos dias 09 e 10 de maio os moradores poderão realizar o cadastro no serviço e nos dias 10, 11 e 12 os pets cadastrados poderão realizar a cirurgia de castração.
O serviço de castração dos animais é uma inovação, demostrando a sensibilidade e a preocupação da Administração Municipal não só com os humanos, mas também com nossos fies companheiros, os animais.