Eventos culturais da Prefeitura de Altamira são aprovados por 95% da população

Altamira realiza um grande evento de Páscoa que valoriza a cultura e movimenta o turismo e a economia local. Mas o ‘Altamira em Páscoa’ não é o único. Em dezembro, tivemos o ‘Presente de Natal’, com sucesso de público e faturamento. Resultado? Mais de 95% de aprovação dos altamirenses que aprovam iniciativas culturais, realizadas pela Prefeitura. O evento foi realizado entre os dias 02 de dezembro de 2023 e 02 de janeiro de 2024, com uma programação recheada de atividades, transformando a orla da cidade, literalmente, em um presente de natal.

A pesquisa sobre a realização do evento contou com 13 perguntas relacionadas a decoração, iluminação, programação, divulgação, organização e infraestrutura, com a participação de 340 pessoas que visitaram o evento.

A decoração foi avaliada como “excelente” por 38,6% dos entrevistados, 27,7% acharam “ótima” 27,7% e 28,3% consideraram “boa”. O quesito programação foi considerado “excelente” por 28,5% dos visitantes, outros 21,5% consideram “ótima”; a opção “boa” foi assinalada por 30,3%, e regular por 18,8%. Para 29,5%, a divulgação do evento foi “boa”, 23,9% consideraram “regular”, 22,4% como “excelente”, e “ótima” para 20,6%.

Em relação a organização do evento, 32,9% consideraram “excelente”, 31,5% como “boa”, 22,4% como “ótima” e 10,9% como “regular”. A infraestrutura também foi avaliada, sendo considerada “excelente” por 31%, “boa” por 26%, “ótima” por 22,1% e “regular” por 17,1%. As opções “regular” e “péssimo” estavam incluídas na pesquisa, não sendo apontadas em nenhum quesito por nenhum entrevistado.

Além dos visitantes, a pesquisa também levantou informações de empreendedores, vendedores ambulantes, vendedores de artesanato e da população da cidade sobre o projeto. 37,5% dos proprietários de bares apontaram que a realização do evento aumentou em 30% seus faturamentos. Para 30% dos vendedores ambulantes o faturamento cresceu 30% durante o evento e 56% dos vendedores de artesanato apontaram de crescimento de 20% no faturamento.

No final do evento a equipe organizadora realizou um balanço dos valores adquiridos em vendas por cada expositor. Esse balanço mostrou que o evento gerou um total de aproximadamente R$163.368,86 reais em vendas de 30 expositores de Artesanato, 09 expositores de chocolate e 16 expositores na praça de alimentação.

A pesquisa procurou identificar os aspectos que os visitantes do evento consideraram mais importantes durante a realização do projeto, permitindo identificar os pontos fracos e fortes dos serviços oferecidos e colher sugestões, críticas e elogios sobre os atrativos que foram ofertados, sendo aplicada em formulário específico, disponibilizado na ferramenta Google Formulários, durante todo o período do evento com questões de múltiplas escolhas.

O objetivo da pesquisa foi fazer um levantamento da satisfação dos empresários, vendedores ambulantes, dos vendedores de artesanato e da população em relação ao projeto.

Além dos visitantes de Altamira, a pesquisa também recebeu resultados de visitantes das cidades de Anapu (PA), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasil Novo (PA), Canãa dos Carajás (PA), Capitão Poço (PA), Uruará (PA), Itaituba (PA), Medicilândia (PA), Terra Santa (PA), Tucuruí (PA), Porto de Moz (PA), Vitória do Xingu (PA), Manaus (AM), São Luís (MA), São Paulo (SP), e Xambioá (TO).

Com os resultados obtidos na pesquisa, fica constatado que os visitantes do ‘Presente de natal’ expressaram satisfação em relação ao evento. A pesquisa também destaca a importância da realização de eventos turísticos e culturais pela Prefeitura.

Compartilhe: