
“Agora, quando eu for comer um chocolate, eu vou saber diferenciar ele, vou saber a sua intensidade, eu vou conseguir saber de onde ele veio, as proteínas que ele tem, que antes eu nem olhava pra isso. E agora eu vou dar uma atenção bem mais detalhada pra isso” afirmou Liliane Santos, aluna do curso de Chocolatier promovido pela Prefeitura em parceria com a Fábrica Abelha Cacau.
Essa foi a oitava turma formada pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). A cerimônia de formatura foi realizada no último dia 01 de março.

O curso tem como proposta formar chefes profissionais no manuseio do chocolate no município, além de proporcionar aos participantes uma oportunidade de empreendedorismo com as práticas aprendidas durante a realização da formação.
A mais nova chocolatier de Altamira, Liliane Santos, acrescenta ainda a importância da realização da formação. “Foi uma iniciativa ótima, porque depois que esse curso se iniciou, os próprios produtores, tiveram a oportunidade de saber o valor do seu fruto, o valor da sua produção, que até então eles só plantavam e vendiam, não sabiam exatamente que tinha tanta importância, que tinha tantos derivados do seu fruto”, relatou.
Outra beneficiada com a realização do projeto foi a aluna Tayame Letícia, que fala sobre a oportunidades que teve ao participar do curso. “A gente teve a oportunidade de ir tanto aqui na fábrica quanto no sítio, aprender sobre a seleção dessas amêndoas, aprender sobre a seleção do cacau, conhecer mais algumas variedades do cacau que a gente tem aqui na nossa região, e principalmente saber identificar quando o cacau é um cacau de qualidade pra ser fabricado chocolate fino”, disse.
O secretário de Agricultura, Marconio Paiva aponta os objetivos da realização do curso. “Esse curso tem como objetivo fazer com que os participantes conheçam toda a cadeia de produção desse fruto, que é o cacau, é algo que a gente está vendo, está construindo dentro do município que vai mudar vidas, vai mudar a vida de famílias, da sociedade e principalmente dos produtores de cacau. Então esse curso é um investimento na mão de obra e um investimento também na economia do município”, declarou.
Desde 2023, a prefeitura já formou mais de 60 chefes de chocolate em Altamira. Os novos chocolatiers já irão pôr em prática seus conhecimentos ao ministrarem cursos para a confecção de chocolate a crianças atendidas por projetos sociais da prefeitura, durante a realização do projeto ‘Altamira em Páscoa’.




