Matuzalem Nascimento é acadêmico de biologia da Universidade Federal do Pará, mesmo antes de entrar na faculdade já fazia a observação de aves por hobbie, e com o curso ofertado pela prefeitura de Altamira descobriu que podia levar isso para sua profissão.
“É incrível e era uma das capacitações que a gente estava aguardando com muita ansiedade, através da prefeitura, e quando anunciaram que esse curso viria pra cá, ficamos extremamente animados, e tá sendo uma experiência muito legal a gente ter esse contato com um profissional fora da universidade que trabalha com aves e traz esse treinamento pra gente, que é extremamente fundamental para a gente conseguir tanto se devolver mais dentro da área quanto ter uma contribuição de informações necessárias para se desenvolver dentro da área”, enfatiza o jovem universitário.
A Prefeitura de Altamira está impulsionando o ecoturismo na região com o Curso de Observação de Aves. Promovido pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Altamira – SEMTUR, o curso teve duração de dois dias, incluindo tanto teoria quanto prática, com o objetivo de capacitar profissionais do turismo e entusiastas para explorarem o potencial da observação de aves como atração turística.
“A gente vê hoje em dia que a observação de aves, essa prática ecoturística cresceu muito e muitos países e cidades estão começando a praticar como fonte de renda, e essa é uma forma da gente tá contribuindo tanto para a preservação dessa diversidade que a gente tem de aves, como ter uma forma de se sustentar, e é uma prática hoje que a gente consegue ver uma grande possibilidade de estar atuando dentro dela”, explica o universitário Matuzalém.
Altamira, localizada na região Xingu do Pará, destaca-se por sua rica biodiversidade de aves, tornando-se um destino de destaque para essa prática. Beatriz Cirino, é bióloga e especialista em ornitóloga, e foi a profissional convidada para ministrar o curso, abordando temas que vão desde a identificação de aves até a conservação.
“Pra mim é muito gratificante porque primeiro a gente tá trazendo conhecimento na questão da educação ambiental, que é muito importante. E outra coisa que é importante lembrar que não só na questão ambiental, mas a observação de aves pode trazer um retorno econômico pra gente através do ecoturismo, então a gente acaba trabalhando não só a questão ambiental, mas uma questão que é de interesse para todo mundo”, ressalta a bióloga Beatriz Cirino.
A iniciativa cria uma rede de serviços que pode atrair visitantes globais, impulsionando a economia local através de hospedagem, serviços de alimentação e turismo, contribuindo para o crescimento econômico sustentável da região.
“É uma área muito importante que tem um crescimento notório aí pela frente. É um curso de uma importância muito grande, principalmente para o turista que vem de fora e, até mesmo, nós aqui da região que tem os pássaros, e não consegue identificar o canto, então tá sendo enriquecedor pra gente. E eu acho que seria muito importante que todos nós ficássemos mais atentos a esses eventos de conhecimento que vêm para a nossa região, que está carente de conhecimento com tantas riquezas que a gente tem em volta da gente”, afirma a participante do curso Elizangela Ferreira.
Além de promover a observação responsável, o curso desempenha um papel importante na conservação das aves e de seus habitats locais, apoiando esforços de preservação da biodiversidade.
“Hoje viemos fazer a pratica de aves em campo, curso que tem se mostrado muito importante para o turismo na região, pensar uma forma sustentável do turismo, e a observação de aves é um tipo de turismo que atrai um turista diferenciado e é muito bom pra casar com a ideia de conservação ambiental. Porque é um tipo de turismo que procura a sustentabilidade, manter os ambientes pristinos e é muito bom tanto economicamente quanto pra natureza da região”, enfatiza o biólogo Danilo Muniz.