Curso de chocolatier promove fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em Altamira

Durante os próximos 12 meses, produtores rurais e público interessado, poderão participar do curso “Chocolatier: da amêndoa ao chocolate”, uma iniciativa da prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), ministrada pela fábrica Abelha Cacau, e que surge com o principal objetivo de especializar profissionais da região para que possam fazer a produção do seu próprio chocolate, entendendo a importância dos processos, desde a seleção do fruto, no momento da colheita na propriedade, até o beneficiamento do cacau, com a produção do chocolate artesanal e 100% regional.

Aparecida Moraes veio do ramal Bom Sossego, na região da gleba Assurini, e faz parte das alunas da primeira turma do curso. Ela conta que já produz licores, mas a falta de conhecimento nunca tinha permitido que a receita do chocolate desse certo.

“Eu confesso que tinha bastante ansiedade em saber como fazer o chocolate, e estou muito feliz em ter tido a oportunidade de participar do curso de chocolatier. Eu pretendo continuar aprendendo e me aprimorando, para poder valorizar a minha produção”, e conclui afirmando que “vou sim incentivar outras pessoas a produzir o chocolate, e agora já penso em participar do Festival do Chocolate do ano que vem, levando além dos licores, também o chocolate”.

As alunas do curso, Elivania Ferreira e Edivania da Silva, ambas da região da gleba Assurini estão no início da produção da lavoura em suas propriedades, e esperam para colher os frutos do trabalho.

“Tudo que vi aqui nesses quase 30 dias me permitiram aprender a técnica, e eu já estou fazendo vários projetos”, declara a produtora rural Elivania Ferreira.

A produtora rural Edivania Silva, de 22 anos, conta que esse é o primeiro contato com a fabricação do chocolate. “Eu nunca tinha tido a oportunidade em ver de perto como funciona a produção do chocolate artesanal, e eu confesso que tô super feliz em aprender tudo isso, e já não vejo a hora dos frutos crescerem e poder colocar em prática tudo o que aprendi”, conta a produtora.

Com turma de 10 alunos, de julho de 2023 a junho de 2024, a formação tem como principal objetivo especializar profissionais da região para que possam fazer a produção do seu próprio chocolate, de forma sustentável, e garantindo a boa qualidade, fortalecendo assim, a cadeia produtiva do cacau na região.

Com módulos práticos e teóricos, os 7 alunos da primeira turma se preparam para o encerramento do curso. A Maísa Costa é a participante mais jovem da turma, e aos 15 anos conta que veio através da associação da Assurini. “Eu fiquei sabendo do curso e na mesma hora eu quis participar. Estou aprendendo coisas muito interessantes e o meu aprendizado aqui, vai ajudar e muito toda nossa comunidade na Assurini. Já estão até correndo atrás das máquinas, para a gente poder aprimorar nosso conhecimento e também, a nossa produção”, afirma a jovem.

Realizados todos os meses, o curso “Chocolatier: da amêndoa ao chocolate” é voltado tanto para quem já trabalha com a cultura do cacau, quanto para quem tem interesse em começar a trabalhar, e as inscrições podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Agricultura (SEMAGRI) ou pelos telefones (93) 99210-9307 (Guibson) ou (93) 99142-4800 (Gleyce).

Compartilhe: