
Cuidado, amparo e proteção. Três palavras que formam o pilar de um projeto revolucionário que chega para melhorar a vida das pessoas. O Programa Bênção foi lançado esta semana pela Prefeitura de Altamira e vai garantir mais dignidade a pessoas como a dona de casa Raimunda Nascimento. “Vou ter que fazer uma cirurgia no meu joelho e esse dinheiro veio numa boa hora pra mim”.
Quem também comemora é Rosicleide Alves. Com o dinheiro recebido através do programa vai “pagar umas continhas que estão atrasadas”. Ela fez os cálculos, vai dar pra comprar alimentos e até sobrar um pouco para arrumar o cabelo. “Vou ao salão de beleza que eu também mereço”, comenta empolgada.
Raimunda e Rosicleide são moradoras do bairro Água Azul e estão entre as 1.126 famílias beneficiadas pela primeira etapa do projeto da gestão Mais Vida, Mais Futuro. Cadastradas ainda em janeiro, elas tiveram direito ao retroativo do programa, recebendo R$ 1.200 (mil e duzentos reais). A partir de agora, o valor mensal será de R$ 200 (duzentos reais), em acordo com o projeto aprovado na Câmara de Vereadores.
Para o lançamento do Bênção, a Prefeitura de Altamira criou polos que contemplam mais de 50 bairros na cidade, na zona Rural, na região de rios e nos distritos Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra. Até sábado (8 de julho), a caravana chegará aos seguintes polos:
- Quinta-feira, 06/07, às 8h (Escola Geraldo Emídio, bairro Bela Vista)
- Sexta-feira, 07/07, às 16 (Escola Getúlio Vargas, bairro RUC Casa Nova)
- Sábado, 08/07, às 8h (Escola Rui Barbosa, bairro RUC Laranjeiras)
A secretária municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), Suelen Alves, destaca que o Bênção vai proporcionar mais qualidade de vida para os altamirenses em situação de vulnerabilidade social. “Essas famílias poderão ter uma renda complementar. Muitos falam que pode ser pouco, mas é muito para quem não tem”.









Ainda de acordo com a titular da Semaps, nos próximos meses o Bênção totalizará 3.000 famílias amparadas pela Prefeitura. Para informações sobre o programa, quais critérios para participar e como fazer o cadastro, é preciso comparecer à Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, localizada na Rua Madre Tereza de Calcutá, bairro Esplanada do Xingu (em horário comercial). Ou procurar um dos três Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), que ficam nos seguintes endereços:
- CRAS I: Rua Cel. José Porfírio, 3100, Bairro Esplanada do Xingu (próximo a balsa da Assurini);
- CRAS II: Rua Leonício Antonio, 115, Bairro Mutirão;