A Comissão Especial Eleitoral, designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Altamira, que está encarregada do processo de seleção dos candidatos a novos membros do Conselho Tutelar de Altamira, realizou durante toda a quarta-feira, 28/06, um curso preparatório com o objetivo de apresentar aos candidatos habilitados, instruções e orientações sobre os direitos da Criança e do Adolescente.
Sandra Vieira é psicóloga, e integra a equipe multidisciplinar da vara da infância e juventude de Altamira, componente do poder judiciário.
“Estamos contribuindo para a formação dos candidatos a Conselheiros Tutelares e entendemos a importância dos temas que serão abordados aqui, nós vamos tratar sobre algumas questões da relação institucional entre o conselheiro tutelar e o judiciário, alguns aspectos sobre violência sexual, a lei do depoimento especial, abordagem a criança e ao adolescente e família. Todos temas importantes para esse futuro Conselheiro Tutelar estar munido de conhecimento e informação para executar o melhor trabalho possível na defesa e, assim, garantir os direitos das crianças e adolescentes”, destacou Sandra.
O curso contou com palestras sobre:
– Rede de proteção e atribuições do Conselho Tutelar, por Jessica Kaline e Ciebra Darwich
– Conselho Tutelar, Família, Escola e Depoimento especial, por Psicóloga Sandra Vieira, e pedagoga Joselma Fernandes, e a pedagoga e assistente social, Derivan Augusto
– Conselho Tutelar e a DEACA, pela delegada Leda Salgado
– Conselho Tutelar e o PARAPAZ, pelas assistentes sociais da Fundação Parapaz Giselli Anjos e Rildy Queiroz
– Conselho Tutelar e o MPPA, pela psicóloga Shirley Goes
– Apresentação do caso Gabriel Fernandez
– Orientações sobre a campanha/propaganda eleitoral as condutas vedadas no processo de escolha
Ciebra Darwich é advogada e presidente da comissão de defesa do direito criança e do adolescente da OAB subseção de Altamira, e diz que o evento é extremamente importante para que os futuros conselheiros tutelares.
“Com o curso, os candidatos poderão conhecer a missão deles enquanto conselheiros e suas responsabilidades, aqui também eles estão conhecendo as suas atribuições que foram previstas e determinadas na lei, temas relevantes e importantes para a atuação dos conselheiros”, ressaltou a presidente da comissão.