Após a Coordenadoria de Saneamento (COSALT), identificar perda de qualidade da água do lençol freático e da dificuldade dos moradores do bairro Ocupação dos Carroceiros, em obtê-la própria para o consumo, a Prefeitura de Altamira anunciou uma medida emergencial para garantir o acesso à água potável na região com a implementação de uma rota de abastecimento por meio de caminhões-pipa.
Segundo as autoridades, a rota de abastecimento estará disponível duas vezes por semana, nos dias de maior demanda: quartas-feiras e sábados. A iniciativa visa suprir a necessidade urgente por água potável na comunidade, que está sofrendo com a possível contaminação do lençol freático, confirmada após a detecção de contaminação em um dos poços.
Em vista da situação alarmante, a Prefeitura de Altamira orienta os moradores a interromperem imediatamente o uso doméstico da água proveniente dos poços e a realizarem a limpeza das caixas d’água, a fim de viabilizar o abastecimento seguro através dos caminhões-pipa.
A prefeitura de Altamira, em seu comunicado, ressalta que essa é uma medida temporária e emergencial, adotada para atender à necessidade básica de acesso à água potável na comunidade da Ocupação dos Carroceiros. A equipe da COSALT está empenhada em identificar e implementar soluções definitivas para garantir a qualidade do abastecimento de água na região.