Circuito Gastronômico: 15 empresas participam da iniciativa criada a partir do Chocolat Xingu

Com o objetivo de destacar a versatilidade e o uso criativo do cacau na gastronomia local, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), reuniu mais uma vez restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da cidade na 2ª edição do Circuito Gastronômico.

Iniciativa criada pela Prefeitura a partir do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o circuito desafia as empresas participantes a criarem sobremesas exclusivas que valorizem os ingredientes da cadeia produtiva do cacau, explorando seu potencial gastronômico de maneira inovadora. As sobremesas serão servidas também nos próprios estabelecimentos, durante os quatro dias de Festival do Chocolate Xingu, para os turistas que quiserem degustar as novidades gastronômicas.

Neste ano, a primeira etapa de avaliação aconteceu entre os dias 25 de maio e 05 de junho, estimulando a criatividade e a inovação dos chefs na criação de sobremesas excepcionais com ingredientes de cacau/chocolate.

As criações dos restaurantes foram apresentadas para a primeira avaliação e seguem disponíveis para o público durante o Chocolat Xingu, proporcionando uma imersão completa na culinária com cacau e enriquecendo a experiência do festival para além da simples degustação de chocolates. Dessa forma, o evento incentiva o fluxo de turistas e clientes nos restaurantes participantes.

Sobremesas

Nesta edição, o Circuito Gastronômico recebeu a presença de 15 empresas dos setores da confeitaria, churrascaria, bares e de restaurantes, que viram o evento como uma oportunidade de visibilidade e de mostrar os talentos culinários para o público mais exigente.

O circuito foi iniciado no dia 21 de maio, no Xingu Açaí. A sobremesa produzida recebeu o nome de ‘Trufado Cacau Show’, dando início ao evento. O prato é uma taça com açaí, leite condensado e trufas de chocolate.

Na Gosto Real Churrascaria, a sobremesa foi a ‘Doce Memória’, sendo uma Tortilha feita com chocolate 70%, no dia 22 de maio.

A empresa Cacauway, participou do evento com a sobremesa ‘BrownieWay’, um sorvete regional regado a calda de chocolate e praliné de nibs de cacau e castanha, degustada também no dia 22.

No dia 27 de maio, a sobremesa ‘Alfajor Amazônico’, um doce tipicamente argentino, porém com os ingredientes de nossa região, foi preparado e servido pelo Amazon Xingu Hotel. Já na churrascaria Casa Nova, a sobremesa preparada foi o ‘Brownie de Chocolate com Nozes e Castanha do Pará’, sendo um brownie com a crocância das nozes e da castanha do Pará e a suavidade da Ganache.

A ‘Abelha Cacau’ também foi uma das empresas participantes do evento, neste ano, com a sobremesa ‘Mousse de Chocolate Amazônico’, um mousse de chocolate 70%, feito com leite de coco, paçoca de cacau e praliné de tapioca.

O restaurante e churrascaria Tempero Brasileiro, serviu no dia 28 de maio, um pudim de chocolate branco com chocolate 50%. A sobremesa ‘Chocolate na cuia’, foi feita e servida aos jurados pelo Tacacá da Diana, sendo um mousse de chocolate com castanha do Pará na cuia.

No restaurante ‘Memórias do Xingu’, a sobremesa preparada foi chamada de ‘Curuaia’, prato feito com chocolate em barra 100% e chocolate em pó, além de bacuri e castanha-do-Pará.

O Requinte Hotel serviu a sobremesa ‘Pastelinho de Chocolates’, feito com massa amanteigada, recheado com ganache de chocolate 70% e polvilhado com farofa de nibs de cacau.

No Vida Doce Patisserie, a sobremesa preparada foi a ‘Torta aromas do Xingu’, produzida a base de biscoito amanteigado, melaço de cacau, ganache de chocolate 60% e finalizado com pó de nibs de cacau.

A sobremesa do Royale Bar e Restaurante, a sobremesa escolhida para preparação foi a ‘Amazônia Sensação’, feita a base do néctar do cacau. Na Saborear Doces & Salgados, a sobremesa produzida foi o ‘Mousse de cacau com chocolate’, feita de polpas de cacau com calda de chocolate 100% cacau.

O Palace Hotel, serviu a torta ‘Iza Moreira’, feita entre uma combinação de chocolate artesanal, cupuaçu e castanha do Pará. E para finalizar essa rota gastronômica, no Elephant’s Music Gastrobar, foi preparada a sobremesa ‘Doce Ardor Amazônico’.

Avaliação

Na primeira etapa de avaliação, a comissão de jurados composta pelas chefes locais Luisa Tabosa e Bárbara Luanny e o jornalista Wilson Soares, chegaram ao seguinte resultado:

Empate técnico: Royale Bar e Restaurante e Churrascaria Casa Nova

3º – Palace Hotel

4º – Abelha Cacau

5º – CacauWay Altamira

6º – Vida Doce Patisserie

As seis sobremesas classificadas serão levadas para a segunda etapa, onde serão avaliadas e definida a melhor, dentro do Festival Chocolat Xingu, por uma equipe de chefes de cozinha do festival. Formato que garante uma avaliação justa e abrangente das sobremesas concorrentes.

Compartilhe: